Você sabe o que é ensino híbrido?

Você sabe o que é ensino híbrido?

out 26 | Admin

Quase é possível dizer que o ensino híbrido se tornou uma realidade. Primeiramente, essa técnica de ensino combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino.

Com os avanços tecnológicos e as mudanças provocados por ele, o ensino híbrido serve como facilitador ao combinar o ensino presencial com o digital.

Essa ideia de aprendizagem surgiu com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem uma atividade mais significativa e concreta.

Modelo já funciona em algumas escolas

Esse modelo já funciona em algumas escolas quando os professores levam os alunos para a sala de informática e, lá eles realizam uma atividade ou pesquisa sobre determinado tema. Isso é uma das formas de ensino híbrido.

O modelo também está inserido em muitas universidades que além das aulas presenciais, disponibilizam algumas disciplinas apenas no formato online.

Uma parceria do Instituto Península e a Fundação Lemann sobre a implementação do modelo de ensino mostrou que ele enriqueceu a prática pedagógica ao mesclar as atividades com o digital. Além de ter motivado os alunos e possibilitado novas personalizações das ações de ensino e aprendizagem.

Vantagens do ensino híbrido

Uma das maiores vantagens desse modelo é que na forma remota, os alunos têm maior autonomia de como, quando, onde ou com quem querem estudar. Isso é fundamental para o êxito do aprendizado, afinal, ninguém aprende de forma forçada.

“O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares”, aponta uma reportagem disponível no Sae Digital.

Podemos listar como vantagens desse modelo de ensino:
  • Aperfeiçoamento da criatividade;
  • Estimula a capacidade de manter o foco e atenção;
  • Aprendizagem para uso do computador e uso da internet;
  • conhecimentos sobre o campo da informática, softwares e hardwares;
  • Aprendizado mais atualizado, que acompanha as atuais mudanças da sociedade.

Modelos do ensino híbrido

Há várias formas de ensino híbrido a ser inserido na vida dos alunos. Já mostramos a questão de as disciplinas serem disponibilizadas em formato online ou quando os professores levam os alunos para o laboratório de informática.

Mas o modelo também pode ser incluído através da rotação que propõe ao estudante a mesma disciplina ora pelo formato online, ora em projetos em grupo. Além de dividir a turma entre quem prefere o virtual ou presencial, ou alternar conforme acordo antecipado.

Há também a sala de aula invertida onde utiliza o conhecimento prévio do aluno, obtido por meio digital, para discutir em sala de aula o tema estudado e compartilhar com os colegas e o professor.

O outro modelo é o flex que permite o estudante aprender através de recursos digitais com maior autonomia, mas tem o professor disponível para tirar dúvidas sempre que precisar.

Por último o laboratório online que disponibiliza o curso inteiro em plataforma digital, mas em um ambiente físico, assim os alunos estudam no laboratório e também assistem às aulas tradicionais.

Conclusão

No entanto, ao analisarmos as formas de utilizar o ensino híbrido é mais uma vez possível afirmar que ele quase virou o formato de ensino durante a pandemia do coronavírus, momento em que aulas estão apenas em formato online.

Apesar de muitos criticarem as aulas de forma online e dizerem que os estudantes não estão aprendendo nada – informação leviana e equivocada – pois os professores dão aula da mesma forma que no presencial. 

Houve uma mudança necessária no modelo tradicional de sala de aula por causa da pandemia, mas os mestres continuam ali disponíveis para tirar dúvidas e ensinar durante o período de aula.

Além disso, o modelo reforçou as pesquisas feitas na internet, ampliando ainda mais a possibilidade de aprender sobre diversos assuntos, possibilitando que muitos temas diferentes entrem em sala de aula, sejam debatidos de forma madura, e com a vantagem de ter o professor como moderador desses ricos debates.  

Mas o ano não foi perdido, apenas o modelo de aprendizagem foi substituído por um tempo devido a impossibilidade de as aulas serem de forma presencial.

O assunto inclusive foi tema de uma live promovida pela Editora Colli Books em homenagem ao Dia dos Professores que você pode conferir abaixo:

Fontes: Somos Par |Educa Mais Brasil |Sae Digital.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français