A tarefa de educar de acordo com a VALIDAÇÃO EMOCIONAL

Encontrar a palavra certa para dizer a uma criança diante de uma situação de estresse não é fácil. Chamar a atenção e minimizar os sentimentos do outro, muitas vezes é uma reação inconsciente e até mesmo cultural. Está enraizada no nosso comportamento. Mas é comprovado que algumas reações podem ser danosas à criança, trazendo consequências que, muitas vezes, só serão percebidas lá na frente.

Existe um termo chamado validação emocional. Mas o que isso significa?

A validação emocional é a habilidade de aceitar, validar ou reconhecer os sentimentos de si e das outras pessoas como importantes e compreensíveis. A validação é uma forma de demonstrar nos relacionamentos interpessoais que nos importamos profundamente com quem encontra-se em sofrimento. Essa é uma habilidade que aproxima pessoas, fortalece laços e ajuda uns aos outros a se compreenderem melhor.

Foco no comportamento infantil 

Todos nós podemos ter atitudes invalidantes ou validantes em resposta às inseguranças infantis. Vamos exemplificar algumas situações. Quando uma criança está triste, se o adulto reage dizendo “Engole o choro e pare de bobagem!”, ele demonstra uma atitude invalidante. Se a resposta for “Vem cá, me dá um abraço, estou aqui pra te ajudar!”, a atitude é considerada validante.

Pode soar esquisito. Mas atitudes validantes são construtivas, promovem o acolhimento e evitam danos emocionais no futuro. As atitudes invalidantes podem gerar agressividade, revolta e deixar marcas psicológicas. Mas atenção, ter atitudes validantes, não significa ser permissivo ou abrir mão de educar um ser humano que está com seu caráter em formação. É possível ser rígido, ser perder a afetividade. O segredo é encontrar o equilíbrio.

Veja outros exemplos de atitudes validantes e invalidantes e faça uma reflexão na forma como está educando seus filhos:

Está com raiva?

❌ Não podes sentir raiva. Que feio!

✅ Entendo que estás com raiva, mas não pode bater!

 

Vamos tomar vacina?

❌ Não dói nada! Para de fiasco!

✅ Pode doer um pouco sim, mas vai passar!

 

Está ansiosa?

❌ De novo? Quando você vai parar com isso?

✅ Sei como é. Vamos aprender a lidar com essa ansiedade? Eu te ajudo!

 

Está orgulhosa?

❌ Não fez mais do que sua obrigação

✅ Muito bem! Parabéns pelo esforço e dedicação!

 

Está com medo?

❌ Que bobagem sentir medo!

✅ Está com medo de quê? Vou te ajudar a enfrentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *