Primeiramente, você sabe o que é psicopedagogia? Essa área é uma combinação entre dois principais ramos de estudo: a pedagogia e a psicologia.
Quem estuda psicopedagogia aprende como participar das diferentes fases de todas as áreas do processo de ensino e aprendizagem. Esse campo estuda as questões relacionadas a dificuldade que algumas crianças enfrentam para aprender.
Além disso, a psicopedagogia tem como principal propósito elaborar e desenvolver atividades e programas de aconselhamento para ajudar a comunidade educacional melhorar e renovar os processos educacionais e criar as condições adequadas para realizá-los.
Essa área se preocupa com a aprendizagem humana e busca garantir que todos tenham as condições necessárias para garantir o desenvolvimento social, cognitivo, cultural, etc.
A importância nas escolas
Como mostrado, o profissional formado em psicopedagogia trabalha em prol das dificuldades que os estudantes enfrentam ao aprenderem sobre determinado tema.
Em suma, a área é voltada para identificar os transtornos de aprendizagem em ambientes de ensino e é essencial para garantir que os conteúdos sejam entendidos e que os alunos tenha a oportunidade de desenvolver o seu raciocínio, inteligência, imaginação e criatividade.
O psicopedagogo avalia o estudante com o objetivo de identificar o que pode estar causando problemas no seu desempenho escolar e, assim, atuar para garantir que ele tenha um bom desempenho nas atividades, além de possuir uma enorme importância para a inclusão escolar.
Esse profissional também mantem um dialogo com os responsáveis para identificar se o ambiente familiar está interferindo no desempenho escolar.
Resumidamente, o psicopedagogo trabalha para ajudar os alunos e é de extrema importância.
Fontes: Vittude | Educa Mais Brasil