Porque é importante ler para as crianças

Li uma matéria recentemente no site da Associação Brasileira de Dislexia com a qual concordo em gênero, número e grau.

Ela diz que o caminho para se tornar um leitor começa ao escutar histórias em voz alta. E a minha vida comprova isso, já que desde muito pequenininha minha mãe lia para mim e meus irmãos.

O texto dizia ainda que é comprovado por pesquisas que o aprendizado de leitura é desenvolvido através de nossas experiências com a linguagem oral, que por sua vez estão relacionadas à linguagem escrita.

Se no meu tempo de criança, apesar de trabalhar na roça, minha mãe fazia da contação de histórias um hábito diário que mudou minha vida e me fez apaixonar pelos livros, nos dias atuais está cada vez mais difícil manter esse hábito tão prazeroso para os pequenos.

Muitos pais, infelizmente, precisam se dedicar a mais de um emprego para pagar as contas no final do mês. Quando chegam em casas, as crianças já estão dormindo, ou precisam cuidar dos afazeres domésticos, ou estão cansados demais para algo além de tomar banho, comer e cair na cama, para uma merecida noite de descanso.

Para esses pais, existem os áudiolivros, podcasts ou histórias gravadas. Porque é muito prazeroso ouvir histórias infantis, e essa prática ainda ajuda a alfabetização, possibilitando à criança fluência e compreensão de texto.

Então é bom que os pais priorizem o hábito de ler para os seus filhos. Se não tiverem tempo, os áudiolivros e as histórias gravadas também são válidos. Muitos problemas relacionados à baixa autoestima podem ser resolvidos na primeira infância, quando a criança aprende a ler e pode interagir com os amiguinhos em pé de igualdade.

Mais que ler para as crianças, é importante que se discuta com elas o que aprenderam com a história. Achei muito interessante o que o jornalista disse no fim da matéria: não há criança que não goste de ler, somente criança que não encontrou o livro certo.

Então papais, mamães e educadores, vamos oferecer às crianças a maior gama possível de opções, para que tenham contato com o mundo encantado dos livros. Isso vai fazer toda a diferença na vida delas. Estejam certos disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *