O que mais você precisa saber para se proteger contra o Coronavírus

Dicas foram dadas pelo infectologista Edmilson Migowski aos seguidores da editora Colli Books, com base em cartilha da UFRJ 

O infectologista Edmilson Migowski participou, nesta manhã (8/4), de uma live no Instagram da editora Colli Books sobre prevenção contra o Coronavírus. Durante meia hora, o médico esclareceu dúvidas do público. Migowski também deu dicas de cuidados básicos, que muitas vezes negligenciamos no dia a dia e disponibilizou uma cartilha que é resultado do grupo de trabalho multidisciplinar para enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anote e coloque em prática as dicas:

Além do uso do álcool 70% gel, da água e do sabão, aqueles que precisarem passar algum período na rua, devem adquirir outros hábitos no combate ao coronavírus:

– O QUE HIGIENIZAR

Higienizar produtos pessoais como chaves, bolsas, sapatos e roupas é fundamental

– CABELOS, BARBA E UNHAS

É importante lavar os cabelos, além de aparar e limpar a barba ao voltar para casa. As unhas também precisam estar limpas e curtas. As postiças não são recomendadas.

– ROUPAS

Troque de roupa ao chegar da rua e lave as peças. Se precisar reutilizar, deixe separada em local apropriado, como no banheiro. É importante não misturar as roupas de sair com as de casa dentro do armário.

– SAPATOS

Separe um par de sapatos somente para sair de casa. Quando voltar, coloque-o do lado de fora ou dentro de uma caixa próxima à entrada. O ideal é não circular dentro de casa com os sapatos vindos da rua.

– ÓCULOS E ADORNOS

Quando chegar em casa, lave os óculos sempre com água e sabão. Evite usar adornos na mão, como pulseiras e anéis, pois dificultam a higienização.

– CARTEIRA E CHAVES

Tenha um local separado para deixar a carteira assim que chegar da rua, caso tenha que sair. Quanto às chaves, é fundamental lavá-las bem com água e sabão, ou utilizar álcool 70%. Também é importante ter um local separado para elas.

– DINHEIRO E CARTÕES

Separe um lugar para o dinheiro fora do alcance das crianças, dentro de uma caixa ou bandeja, por exemplo, para que não circule pela casa. Depois de usar, lave as mãos com água e sabão, ou passe álcool 70% em gel.

Cartões de crédito ou débito e cartões de plástico, de um modo geral, devem ser limpos preferencialmente com álcool 70% após serem utilizados.

– CELULAR

Se puder, enrole o celular com filme PVC de cozinha e retire quando chegar em casa. Caso não seja possível, limpe com álcool 70%.

– MAÇANETAS

É preciso limpar as maçanetas e corrimãos diariamente com água e sabão, álcool 70% ou desinfetante.

– ENTREGAS

Se receber pacotes de remédios ou comida, é preciso limpar as embalagens com álcool 70% antes de armazenar. Na falta dele, utilize água e sabão.

– FRUTAS

As frutas com casca devem ser lavadas com água e sabão antes de descascar.

Assista aos principais trechos da Live do infectologista Edimilson Migowski:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *