O papel do ilustrador vai muito além da imaginação

O papel do ilustrador vai muito além da imaginação

set 18 | Isa Colli

Na literatura infantil, tão importante quanto um bom texto, é a ilustração. Esses dois elementos precisam dialogar, interagir e se complementar. Isso porque a leitura de uma criança não está presa apenas às palavras. Ela compreenderá a história através da sintonia entre texto e imagem.

A ilustração ajuda a conduzir os pequenos pelo mundo da imaginação. Quem não tem aquele livro da infância que nunca mais saiu da memória? São as cores, as formas e os significados de uma história que ficam eternizados para o resto da vida. E quem está por trás deste trabalho? O ilustrador, que nos últimos anos tem recebido sua devida importância no mercado editorial. 

A maior dificuldade para um profissional em início de carreira é encontrar uma linguagem marcante e um estilo próprio. Para aperfeiçoar seu desenho, o conselho de muitos profissionais do ramo é ver muitos estilos de ilustradores diferentes para não cair na tentação de imitar um especificamente, de quem pode-se gostar mais e, ao mesmo tempo, é necessário enriquecer a sua cultura visual com a maior diversidade possível.

Isto vai permitir tirar de cada profissional aspectos que toque mais e, assim, construir o seu próprio universo visual/estilo, criando uma linguagem singular, que te distinga.

A ilustração deve complementar o texto e não se limitar a uma mera tradução em imagens do mesmo. Ao acrescentar-lhe algo para além do texto, a ilustração cria outras hipóteses de leitura que enriquecem a obra e, consequentemente, acrescenta vocabulário ao texto escrito.

É importante que a nova geração esteja atenta ao legado das obras mais antigas, mas que também se atualize com o que se faz na contemporaneidade. É fundamental que os ilustradores estejam bem informados, pois é uma forma muito enriquecedora de alimentar o imaginário visual do nosso público. Depois, é tentar achar o seu próprio caminho, incutindo um cunho pessoal em cada trabalho desenvolvido

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français