Língua portuguesa ganha dia oficial em todo mundo

Data fortalece idioma na comunicação global

Quem luta pela valorização do idioma português, como eu, que vivo da literatura, tem muito a comemorar com uma notícia divulgada nesta segunda-feira (25/11). É que a Unesco ratificou a data de ‪5 de maio‬ como Dia Mundial da Língua Portuguesa, tornando oficial a proposta apresentada pelos países lusófonos.

A decisão ocorreu em Paris, durante a assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Presente na solenidade, o primeiro-ministro português, Antônio Costa destacou que é um passo muito importante para as 260 milhões de pessoas que têm o português como língua oficial.

A língua portuguesa é falada oficialmente em nove países, em quatro continentes: Brasil, Angola , Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné- Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O idioma é hoje a língua mais falada no hemisfério Sul e também o quinto mais utilizado no espaço da internet.

A projeção é que, até o final deste século, em torno de 500 milhões de pessoas falem português no mundo, tornando a língua cada vez mais global.

 

Língua de herança 

A escolha de uma data oficial para celebrar globalmente o Dia da Língua Portuguesa é uma grande conquista. Eu acredito que vai ajudar a valorizar o português como língua de herança, fortalecer o idioma no mundo, propiciar a união das nove nações onde o português é falado oficialmente e certamente irá criar uma mobilização em torno da nova data. Eu sugiro, inclusive, que já se pense em promover algum encontro literário entre esses países em maio de 2020, quando a data será celebrada pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *