A educação física nos currículos escolares

Segundo a USEP www.usep.org, a educação física nos currículos escolares é de extrema importância. 

Três horas semanais é o suficiente e tem como objetivo, o desenvolvimento das habilidades motoras da criançada, melhorar o potencial de concentração e desenvolver suas habilidades artísticas. O esporte é ainda um forte aliado no ensino das responsabilidades e autonomia, dá acesso aos valores morais e sociais, tais como o respeito pelas regras, respeito por si mesmo e aos outros.

Segundo a instituição, a educação física ajuda a promover valores éticos e humanistas de cada esporte. Ela desempenha um papel importante no acesso dos jovens ao futebol, por exemplo, e dá sentido a \”boa convivência\”, a aprender se relacionar bem na sua comunidade. O esporte envolve saúde e ajuda a preservar a integridade física dos alunos. Este é um grande trunfo para a igualdade de oportunidades e de formação cívica juvenil.

Vários esportes deverão ser incluídos ​​no currículo escolar, a fim de construir uma aprendizagem de qualidade. De acordo com os recursos técnicos e humanos disponíveis, pode-se implementar: atletismo e natação para alcançar desempenho. Passeios ambientais e equitação para a adaptação a diferentes ambientes, sem deixar de fora os jogos, atividades de igual valor como o futebol, basquetebol, beisebol, corrida, inclusive fortes aliados na inclusão social de crianças e adultos com deficiência física ou algum tipo de limitação. As danças, sejam artísticas, estéticas ou expressivas também exercem um papel fundamental no desenvolvimento pueril, igualmente, a ginástica olímpica e circense, que ensinam aos praticantes a importância das atividades cooperativas e coletivas.

No ensino primário, a criação de uma associação desportiva não é obrigatória. Mas vale lembrar que as escolas que incluem educação física no seu projeto educacional participam ativamente da vida e sucesso dos seus alunos.

www.usep.org

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *