Dia de reflexão sobre racismo

O Brasil comemora em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, simbolizou a luta do negro contra a escravidão.

A data se tornou oficial em 2011, através de uma lei aprovada pelo Congresso (Lei 12.519/2011). Mas o Dia da Consciência Negra não tem status de feriado nacional. Situação que pode mudar, caso seja aprovado o projeto (PLS 482/2017), apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que torna a data feriado nacional. Atualmente, o Dia da consciência negra é feriado em cerca de mil municípios brasileiros.

 

Filme mostra luta antirracismo 

Um documentário recém lançado no país lança um olhar crítico e realista sobre a situação do negro na atual sociedade brasileira. “A Última Abolição”, dirigido por Alice Gomes, faz uma pesquisa abrangente desde os primeiros movimentos abolicionistas no século XVIII até as recentes políticas de ações afirmativas, passando por revoltas, lutas, greves, quilombos e líderes da própria população negra, chegando ao encarceramento e extermínio de jovens negros no país. A jornalista Luciana Barreto assinou o pré-roteiro e as entrevistas.

“Ele traz no elenco pesquisadores negros, 80% dos pesquisadores e doutores que participam são negros. A gente hoje conhece uma história da abolição contada de cima pra baixo, dos vencedores e a gente percebe que os vencedores estão lá, na matriz. E o povo negro está na resistência. Então a gente conta essa história. É um documento que pode ser usado nas escolas porque traz informações muito novas e é um filme fundamental no que a gente chama de educação antirracista porque o que o brasileiro precisa hoje é trabalhar o antirracismo, todos os brasileiros”, afirma Luciana.

 

Debate

O longa-metragem é uma boa dica para ser levado para as escolas, como ferramenta de debate e, principalmente, reflexão. O filme ainda está em cartaz nos cinemas, mas já estreou na TV também. Nesta terça-feira (20), será transmitido pela TV Escola, às 21h. E na quarta-feira (21), às 3h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *