Como trabalhar livro A Nuvem Floquinho em sala de aula

O livro “A Nuvem Floquinho”, que está sendo lançado pela Colli Books, apresenta muitas possibilidades para ser explorado em sala de aula, com alunos da alfabetização. A Escola Municipal Leonor Posada, em Marechal Hermes, é um exemplo de como a obra da escritora Isa Colli pode ser trabalhada na prática. O colégio, localizado na Zona Norte do Rio, escolheu “Floquinho” como tema para o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março deste ano.

Segundo a diretora Fátima Netto, as professoras e a equipe pedagógica montaram o projeto tendo o livro como ponto de partida. Elas discutiram previamente muitas ideias para criar as ações didáticas,

que foram trabalhadas de maneira lúdica e prazerosa. “Neste momento, todo planeta está preocupado com o maior recurso e bem natural, a água, tal como “Floquinho”, que nos ensina de que maneira podemos contribuir para o bem do planeta terra, a nossa casa”, disse a diretora.

Foi realizada uma semana de atividades, pesquisas e trabalhos, culminando com a visita da autora à escola. Isa Colli, que mora na Bélgica e veio ao Brasil para lançar quatro novos livros, fez questão de prestigiar o evento. “Foi um dia especial. Justamente um encontro entre a autora e seus pequenos leitores… um diálogo baseado em suas histórias sobre sonhos, valores, qualidade de vida, respeito, sustentabilidade e preocupação com a saúde do planeta. Certamente a escola realiza um sonho com a presença da autora.”, afirmou Fátima. O colégio estava todo ornamentado com a temática da água. Em cada canto, uma mensagem contra o desperdício e um carinho para a escritora, que inspira as propostas pedagógicas da escola desde 2017. As turmas fizeram danças, professoras cantaram e contaram histórias. “É muito emocionante perceber que nós, escritores, podemos ser instrumento de transformação. É gratificante contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade”, afirmou a escritora.

Propostas pedagógicas

O livro “A Nuvem Floquinho” acompanha um caderno pedagógico para o professor e uma revista de atividades para os alunos. O material ajuda a testar os conhecimentos sobre a leitura do livro, dá dicas de como ficar fera em ecologia e ser um atento vigilante da natureza! Oprojeto objetiva auxiliar pais, professores e crianças no trabalho diário de conscientização das pessoas em relação à cultura de preservação da água, apresentando sua importância para a vida e para a nossa história.

Exemplos de atividades:

• Nas primeiras páginas do livro “A Nuvem Floquinho”, há ilustrações de rios poluídos. Reserve um tempo para que as crianças se dividam em grupos, cada um com seu livro e realizem uma leitura. Deixe-os debater em relação aos assuntos que observaram no livro. Após a leitura e o debate, apresente o Projeto que vocês vão realizar: COMBATENDO A POLUIÇÃO. Diga a eles que vão iniciar uma campanha de conscientização na escola.

• Peça para que, em folhas de cartolinas, eles elaborem frases de incentivo à NÃO POLUIÇÃO. As crianças deverão anexar os cartazes em vários lugares estratégicos da escola, preferencialmente em locais mais movimentados. Eles podem elaborar também bilhetes de consciência ambiental para serem entregues aos seus vizinhos, familiares e por onde mais desejarem.

Materiais necessários: Cartolina ou folha 40k coloridas, canetinhas, lápis de cor e fita gomada.

• Faça uma oficina de brinquedos com materiais reciclados.

• Proponha a brincadeira “pergunte e eu respondo”. Os alunos devem escolher um colega para responder.

• Sugestões de perguntas: – Qual a necessidade de se economizar água? – Cite algumas utilidades da ÁGUA. – Qual é o ciclo da água? – Cite algumas causas da poluição da água. – Que cuidados são necessários com a água potável? – Descreva o percurso da água do rio da nascente até as casas. – Dê exemplos de estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso). – Por que está ocorrendo a diminuição das reservas d e água? E outras que julgar pertinente.

• Organize uma exposição com os trabalhos que foram realizados durante o projeto. A atividade pode ser realizada em um dia de Escola Aberta, com a participação dos familiares

Quer conhecer melhor esse projeto? Vamos ao seu encontro, em qualquer lugar do país. Basta agendar uma conversa com Anderson Evangelista através dos contatos: (41) 9680-5875 / anderson@collibooks.com

 

  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *