Como trabalhar “A Fazendinha” e “Vivene e Florine  em O Pirulito das abelhas”

A Escola Sesi Vila Canaã, em Goiânia (GO), com base no conteúdo dos livros “A Fazendinha” e “Vivene e Florine  em O Pirulito das abelhas”, da escritora Isa Colli, os quais foram utilizados como material paradidático curricular, desenvolveu interessantes projetos que, certamente, mudaram a forma como as crianças enxergam a natureza, a alimentação, os bons hábitos, as noções de básicas de medidas matemáticas, entre diversos projetos e valores excelentes e necessários para que se tornem adultos responsáveis e conscientes.

“Vivene e Florine em O Pirulito das abelhas” é uma fábula sobre a fábrica de doces de Vivene e Florine, duas abelhas que habitam a aldeia Moinho, onde as chaminés exalam cheiro de açúcar.

Elas inventaram um doce colorido e saboroso, que se tornou um verdadeiro sucesso. Uma obra que ressalta a importância da boa relação com a natureza e a necessidade de manter o respeito e a ética nos convívios social e profissional, além de incentivar o empreendorismo. “A Fazendinha”, por sua vez, conta a história da menina Valentina e de seus amiguinhos que, em uma viagem à Fazenda do Senhor Zecão, experimentam as maravilhas da vida no campo.

Por meio dos dois projetos, a equipe pedagógica e os alunos do Sesi vivenciaram as infinitas possibilidades de explorar em sala de aula temas transversais, como empreendedorismo, ética, amizade, respeito pelo meio ambiente, vida saudável, empreendedorismo e trabalho em equipe.

Apesar de morar atualmente na Bélgica, a autora faz questão de acompanhar de perto a evolução dessa parceria. Isa visitou a escola em 2017 para conhecer o trabalho realizado com o livro “A Fazendinha” e, em 2018, para conferir o projeto do livro das abelhinhas Vivene e Florine.

“As duas visitas foram muito especiais. Os professores e alunos prepararam apresentações emocionantes. Nessas horas, eu tenho a certeza de que estou no caminho certo na missão de contribuir para a formação de crianças conscientes do seu papel no mundo”, afirma Isa.

Isa conta que, por meio do livro “O Pirulito das Abelhas”, os professores fizeram um projeto denominado “O pequeno Chef”, que incluiu a fabricação de pirulitos de verdade. Os pirulitos foram um sucesso e até comercializados na escola. Uma excelente maneira de aprender a respeito do valor do trabalho e da satisfação de produzir e ser reconhecido. De maneira lúdica, eles trabalharam com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como retribuição à visita, os alunos fizeram uma linda e emocionante apresentação para a escritora e entregaram cartazes e muitas cartinhas elaborados pelos próprios alunos.

Em “A Fazendinha”, eles recriaram quase todas as cenas do livro. Elaboram uma horta, montaram uma barraquinha de produtos orgânicos, bem como falaram sobre placas de trânsito e dos cuidados com a natureza, também envolvendo interdisciplinarmente diferentes disciplinas.

Para os professores, além de ajudar no ensino dos conteúdos curriculares e nos temas transversais, Isa ajuda a tornar sonhos possíveis por meio de suas histórias em um mundo fantástico.

“Agradecemos por poder partilhar dos sentimentos que você transmite por meio de suas histórias e ainda mais de podermos partilhar desse sentimento com você. Parabéns por sua imaginação e que nunca lhe falte. Suas obras têm o dom de transformar vidas”, destaca um texto lido em nome da equipe, na visita do ano passado.

Quer conhecer melhor esses dois projetos? Vamos ao seu encontro, em qualquer lugar do país. Basta agendar uma conversa com Anderson Evangelista pelos contatos (41) 99680-5875 / anderson@collibooks.com

 

\"\"

\"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\"

\"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\"

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *