Problemas de concentração: quais são eles, quais são seus sintomas, causas e tratamentos

A dificuldade de concentração é comum em muitas pessoas e pode ocorrer em qualquer idade. Isso se reflete, por exemplo, nas notas que as crianças têm na escola ou no desempenho profissional de adultos. Relacionamentos, estudos, trabalho, família e vida cotidiana também são afetados por problemas de concentração. É por isso que devemos tomar as medidas necessárias para melhorar nossos níveis de concentração quando eles se deteriorarem.

Quais são os problemas de concentração?

A concentração pode ser definida como a capacidade de centrar de forma eficaz a nossa atenção na tarefa que estamos tentando alcançar. Uma boa concentração nos permite bloquear alguns elementos inadequados, como por exemplo: um ruído irritante, um telefone tocando, nossos próprios pensamentos que se desviam, etc.

Quando nossos níveis de concentração são satisfatórios, descobrimos que nosso trabalho é mais fácil, executamos as tarefas mais rapidamente e a nossa chance de erros diminui bastante.

Os problemas de concentração resultam da incapacidade de concentrar a atenção na tarefa em questão.

Os níveis de concentração de uma pessoa dependem dos seguintes fatores:

  • Compromisso com a tarefa
  • Interesse na tarefa
  • A capacidade necessária para concluir a tarefa
  • Estado físico e emocional
  • Um ambiente adequado com poucas distrações

Quando esses fatores se juntam, torna-se mais fácil focar na estimulação escolhida e bloquear estímulos e pensamentos indesejados.

Problemas de concentração em crianças

As crianças não têm a mesma capacidade de se concentrar como os adultos porque seus cérebros ainda não estão totalmente desenvolvidos. As crianças, em geral, não conseguem manter sua atenção ou concentração por muito tempo se o assunto for chato, a exemplo de algumas aulas. E é por isso que elas podem sofrer de certos distúrbios. Muitas vezes, exigimos muito dos nossos filhos. As crianças precisam brincar e experimentar. As aulas devem ser dinâmicas e divertidas. Assim, elas poderão estar atentas por uma hora inteira ou mais. Trabalhar a motivação é muito importante.

Se uma criança não é capaz de se concentrar na sala de aula e não tem problemas de concentração fora dela, é provável que a estrutura do curso que ela recebe e a maneira de ensino de seu professor não estão adaptados à idade e às necessidades dos alunos.

Uma criança tem problemas de concentração quando:

  • Ela não consegue manter sua atenção na aula.
  • Ela não consegue se concentrar em sua lição de casa.
  • Parece não ouvir quando você fala com ela.
  • Ela não consegue assistir um filme completo.
  • Ela tem dificuldade em se concentrar em uma atividade que gosta.
  • Ela é frequentemente distraída.
  • Seus jogos são de natureza desestruturada.
  • Ela parece sonhar constantemente acordado.

Se todos estes sintomas se juntarem, existe o risco de esta criança ter TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Problemas de concentração em adultos

Um adulto tem problemas de concentração quando:

  • Esquece regularmente as coisas.
  • Não consegue executar uma tarefa por um longo tempo.
  • Tem dificuldade em seguir uma leitura.
  • Tem a sensação de ter a cabeça enevoada.
  • Se sente distraído quando alguém fala com ele.
  • É fácil desconcentrar por causa de qualquer coisa.
  • Demora muito tempo para terminar suas tarefas.

Causas de problemas de concentração

Conhecer as causas da nossa falta de concentração é importante porque, em alguns casos, é melhor tratar a causa principal.

  • Fadiga e estresse emocional podem causar problemas de concentração.
  • As alterações hormonais, tais como aqueles experimentados durante a menopausa ou gravidez, pode afetar nosso bom funcionamento cognitivo.
  • Algumas condições psicológicas e físicas estão ligadas a dificuldades de concentração, tais como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
  • Descanso e sono deficiente.  Quando não damos ao nosso cérebro o descanso de que necessita, seja por falta de tempo ou por causa do estresse, ele não funciona bem. Os problemas de concentração são um dos sintomas mais óbvios da falta de sono.
  • Fome e dieta inadequada também podem causar problemas de concentração. A fome é uma sensação muito desconfortável que nosso corpo usa para nos avisar que nos falta nutrientes e energia. Essa sensação ocupará quase todos os nossos recursos cognitivos, dificultando a concentração. A falta de nutrientes também afeta o funcionamento do cérebro.
  • Preocupação.  Todos ficamos preocupados com algo e não conseguimos pensar em mais nada. Isso geralmente é fugaz. No entanto, algumas pessoas com ansiedade podem sentir preocupação excessiva e contínua, reduzindo sua capacidade de concentração.
  • Dor física. Nossa concentração pode ser diminuída quando sofremos de dor física contínua devido a lesão ou dor crônica.
  • Medicação e drogas.  Alguns medicamentos podem causar uma queda na concentração. As drogas degradam nosso funcionamento cognitivo e nosso cérebro, afetando principalmente a atenção.
  • O ambiente em que operamos também pode ser prejudicial ao nosso foco e atenção. Se há muitas distrações (ruído, pessoas falando, eletrônica multimídia, etc.), é provável que vamos nos desconcentrar e perder o nosso foco.
  • Nossa capacidade pessoal de concentração.  Da mesma forma que algumas pessoas são naturalmente mais flexíveis do que outras, algumas pessoas são capazes de se concentrar melhor do que outras. Isso não significa que a concentração não possa ser melhorada. Pelo contrário, a concentração é como um músculo e também pode ser treinada.

Como resolver problemas de concentração?

  1. Você não precisa de suplementos alimentares para melhorar sua saúde

Alguns suplementos dietéticos que prometem resolver problemas de memória são muitas vezes bastante caros e, por vezes, ineficazes. Muitas vezes eles contêm vitaminas ou nutrientes que você pode encontrar facilmente em muitos outros alimentos, em maior concentração e muito mais barato. Nos casos mais graves, o médico pode prescrever medicação. Assim, você não precisa de suplementos alimentares para melhorar sua memória, concentração ou atenção. O que você precisa ter cuidado é com a sua dieta.

  1. Programe intervalos para reduzir problemas de concentração

A concentração é muitas vezes afetada pela fadiga e sobrecarga de trabalho mental. Realizar tarefas que exijam muito esforço mental, como estudar ou trabalhar, é prejudicial à concentração se você não fizer pausas suficientes. Agendar pausas de 10 minutos a cada hora ou hora e meia irá ajudá-lo a voltar ao seu trabalho com força renovada. Você poderá usar esses 10 minutos para tomar café, esticar um pouco, dar um passeio, ir ao banheiro, etc.

  1. Entre em contato com a natureza

Andar em áreas verdes pode melhorar significativamente nossos níveis de concentração. Na natureza há menos estímulos e menos coisas para prestar atenção, o que acalma nossas mentes. Pelo contrário, nas áreas urbanas, há constantemente pessoas ao nosso redor, o tráfego … o que nos obriga a estar constantemente em alerta. Estar em contato com a natureza nos ajuda a relaxar e desconectar, melhorando nosso desempenho cognitivo, como afirma este estudo. É por isso que é útil tentar usar um pouco de tempo para ir à floresta ou a um parque cercar-se de vegetação.

  1. Meditação melhora nosso foco

Estudos têm demonstrado que a meditação melhora nossos níveis de atenção, além de reduzir nossos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Então, é uma atividade ideal se você quer melhorar sua concentração. A meditação nos ajuda a afastar pensamentos indesejados para que possamos nos concentrar em uma coisa. Ao praticar 5 ou 10 minutos por dia, durante as pausas, por exemplo, você já poderá perceber uma melhora.

  1. Elimine os elementos que causam distração

Se você está entretido com facilidade, você deve eliminar ou minimizar o estímulo que poderia distraí-lo. Mantenha os dispositivos eletrônicos afastados e, se trabalhar com o computador, evite abrir páginas que não sejam úteis para sua tarefa. Se você está distraído com o ruído, pode colocar fones de ouvido ou aparelhos auditivos.

  1. Priorize suas tarefas

Deixe tarefas complicadas de lado quando você estiver cansado.  Desta forma, você pode resolvê-las com mais eficiência quando estiver em forma. Comece com as tarefas mais difíceis. As tarefas mais fáceis não exigem tanta concentração. Deve listar as prioridades por ordem de importância e grau de complicação. Isso poderá ajuda-lo bastante.

  1. Reserve tempo para responder mensagens ou chamadas

Muitas vezes nos sentimos escravos de e-mails ou chamadas que recebemos. Estamos acostumados com o equívoco de que precisamos estar disponíveis 24 horas por dia, e isso está longe de nos ajudar a ser mais produtivos, porque afeta nosso foco e reduz nosso desempenho. É uma boa ideia reservar um tempo para responder apenas a mensagens e chamadas.

  1. Melhore sua concentração cuidando de si mesmo

Uma das melhores maneiras de melhorar seu desempenho cognitivo é manter seu corpo em perfeitas condições. Siga uma dieta saudável e equilibrada. Descanse o suficiente entre 7 e 8 horas de sono por dia. Dedique tempo aos seus hobbies e divirta-se para reduzir seus níveis de estresse e melhorar sua concentração.

  1. Faça uma coisa de cada vez

A multitarefa, embora não seja negativa em si, pode, às vezes, aumentar nossos níveis de estresse e distração. É por isso que é melhor fazer uma coisa de cada vez.

  1. Jogue para reduzir seus problemas de concentração

Há muitos jogos que você pode fazer diariamente para ajudar a reduzir os problemas de concentração. O jogo do copo de água, a parede branca, a caminhada do aroma, a vela, a técnica de dois minutos, o jogo da caixa e o limão, etc …

Não existem regras e atitudes específicas para levar uma vida saudável, mas é possível criar uma série de bons hábitos que, quando adotados com disciplina, ajudam a manter o equilíbrio mental e emocional. E esse equilíbrio, hoje, é fundamental para alcançar melhor qualidade de vida, em geral. Ter uma vida saudável não se baseia apenas em evitar doenças. É uma questão bem mais ampla, que poderíamos resumir na manutenção de uma boa alimentação e praticar atividades físicas e intelectuais com frequência, para se tornar uma pessoa mais tranquila e de bem com a vida e com seus hábitos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *