Dia da Europa: conheça curiosidades sobre os países do continente

Dia da Europa: conheça curiosidades sobre os países do continente

Maio 09 | Larissa Vilarinho

A Europa por muito tempo foi considerada o Centro no mundo e, não é para menos, afinal, o continente é um dos mais antigos, é rico em cultura, diversidade e grande parte das grandes histórias mundiais veio de lá, além de seus países serem responsáveis pela colonização de outros.

Ao todo, 50 países fazem parte do continente europeu, são eles: Albânia; Alemanha; Andorra; Armênia; Áustria; Azerbaijão; Bélgica; Bielorrússia; Bósnia e Herzegovina; Bulgária; Cazaquistão; Chipre; Croácia; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia e Finlândia.

Além de França; Geórgia; Grécia; Hungria; Irlanda; Islândia; Itália; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Macedônia; Malta; Moldávia; Mônaco; Montenegro; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; Reino Unido; República Checa; Romênia; Rússia, San Marino, Sérvia; Suécia; Suíça; Turquia; Ucrânia e Vaticano.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Rússia é o maior país europeu e o Vaticano o menor. E, claro que um lugar tão amplo assim teria um dia dedicado a ele, o Dia da Europa é comemorado neste sábado (9).

A data reflete o dia em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. A ação ocorreu no dia 9 de maio de 1950.

Para celebrar esse dia, listamos algumas curiosidades de alguns países europeus. Os locais selecionados foram os citados no livro “Luke, o macaco atleta”, de Isa Colli.

Na história, Luke percorre os países informando da necessidade de seguir uma boa alimentação e alertando sobre os riscos da obesidade.

Noruega

A capital do país Oslo, o local oficial das cerimonias do prêmio Nobel da Paz desde 1901, claro que tiveram exceções, mas oficialmente é lá.

Quem não lembra da Noruega pelas histórias dos vikings, não é? E isso está marcado até hoje na história do país e na capital, há o Museu do Navio Viking, onde navios vikings do século IX preservados são exibidos.

Suécia

Já imaginou sol o dia todo? No país durante o verão, o sol nasce aproximadamente às 2h da manhã, e se põe às 23h.

E para aqueles que não gostam de estudar, a Suécia dá um incentivo para comparecerem a escola, eles pagam 187 dólares mensais para os alunos irem ao colégio.

Alemanha

O país foi o primeiro a adotar o horário de verão e a educação no país é gratuita tanto para moradores, como para estrangeiros.

O maior zoológico do mundo, o Zoologischer Garten, está localizado no país.

Dinamarca

De acordo com a ONU, o país é o mais feliz do mundo e lá, há mais de 7000 km de litoral e você nunca está a mais de 50 km longe do mar.

A palavra “por favor” não existe no dicionário dinamarquês e há mais bicicletas do que carros no país.

Holanda

No país, é comum que as mulheres deem à luz em casa e são mais de 18 milhões de bicicletas para 16,8 milhões de pessoas.

Os holandeses são os maiores consumidores de alcaçuz do mundo, além do país ser o maior exportador de bacon e presunto do mundo.

Bélgica

O país possui três línguas oficiais: francês, neerlandês (holandês) e alemão. A Bélgica produz mais de 170 mil toneladas de chocolate por ano.

A Bélgica tem o maior número de castelos por metro quadrado do mundo e todo o país pode ser atravessado de carro em 3 horas.

França

O país é o destino mais visitado do mundo, mais de 82.000 pessoas visitam a França todos os anos.

O museu do Louvre, localizado em Paris, é o mais visitado do mundo e a França já ganhou 15 prêmios Nobel de Literatura, mais do que qualquer outro país.

Espanha

O país é o terceiro mais visitado do mundo, ficando atrás da França e dos Estados Unidos. O hino espanhol não tem letra.

Para os espanhóis, o dia de Reis é mais importante do que o Natal e o país produz 43,8% de todo o azeite do mundo.

Itália

O país é o segundo maior produtor de vinhos do mundo, o primeiro é a França. Os tipos de queijo como parmesão, gorgonzola, muçarela, provolone e ricota, foram criados na Itália.

O sobrenome mais comum do país é “Ferrari”.

Portugal

A livraria mais antiga do mundo, a “Bertrand”, está localizada em Lisboa. O país possui a maior ponte de toda da Europa, a Vasco da Gama.

O principal estilo musical português é o fado que é patrimônio da humanidade.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français