Assim como dizemos sobre as mães e os pais, os professores também deveriam ser lembrados e celebrados todos os dias. Afinal, são eles que nos passam aprendizado e conhecimento, desde que entramos na escola ou creche, bem pequenininhos e depois ao longo da vida, no curso de línguas, no curso técnico, na faculdade, pós-graduação, mestrado… eles estão sempre presentes na nossa vida. Quem não se lembra da “tia” que ensinou a ler? E aquela professora durona de matemática, que cobrava milhares de exercícios, mas que ensinou dicas valiosas que você nunca mais se esqueceu? Pois eles merecem todo nosso carinho, respeito e dedicação. E já que existe um dia para homenageá-los, 15 de outubro, que a data seja valorizada e nunca perca sua importância.
Mas você sabe como surgiu o Dia do Professor? A data foi firmada no Brasil em 1827, em um Decreto Imperial de Dom Pedro I. O imperador determinou, naquela época, que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. Porém, a data só foi oficializada no Brasil como feriado escolar em 1963, por meio do Decreto Federal nº. 52.682.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Nos dias de hoje, a data segue sendo comemorada pelos alunos deste Brasil afora. E a equipe Isa Colli aproveita a ocasião especial para homenagear esse guerreiros e guerreiras que lutam por uma educação de qualidade, mesmo quando falta estrutura, material didático, espaço adequado… eles doam suas vidas para transformar outras vidas, são os condutores da transformação, são a base do país.
Que a luta de vocês jamais seja em vão!