Trava-língua nos anos inicias do ensino fundamental

\”Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser\”.  Louis Pasteur

                                                                                                                                                          

Alfabetizar em contexto de letramento, alfabetizar com textos, ou ainda “alfabetizar letrando” significa, antes de tudo, tomar a linguagem como interlocução e ensinar a língua escrita, inclusive o sistema alfabético, no contexto dos usos da linguagem nas práticas sociais de leitura e escrita.

Na perspectiva do letramento, o ensino da língua escrita deve considerar que os discursos se organizam em textos – orais ou escritos – que se configuram em gêneros diversos, e a escola deve partir desses textos, da linguagem em uso, para desenvolver capacidades de leitura e produção textual com funções e formas distintas. Nessa abordagem de apropriação da escrita, o processo de letramento de um indivíduo – desde que este tenha oportunidade de usar e conhecer práticas de leitura e escrita da sociedade em que está inserido – começa muito antes do domínio do sistema alfabético de escrita.

Em termos do processo de alfabetização, em particular, os textos da tradição oral são muito interessantes, em primeiro lugar, por favorecerem o desenvolvimento da reflexão fonológica, que por sua vez ajuda a compreender o funcionamento do sistema alfabético, de base fonológica, fonográfica. A reflexão fonológica relativa a rimas, palavras, sílabas, fonemas e unidades maiores e menores que a sílaba pode ser promovida de modo lúdico e dinâmico com base nesses textos. Brincando com as palavras, elas são divididas em segmentos e enfatizamos fragmentos da palavra, tornando perceptíveis suas unidades menores, de diversos níveis.

Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar.

Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-línguas. Esse tipo de poema pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral, com o cuidado de não expor alunos com mais dificuldades. É nessa leitura que melhor se observa o efeito do trava-línguas e, dependendo da atividade, passa a ser uma brincadeira que agrada sempre.

Os trava-línguas podem, ainda, ser escritos para criar uma coletânea de elementos do folclore e pesquisados em diferentes fontes: livros, sitesou revistas de passatempos. Exemplos de trava-línguas mais usados:

 

\”O tempo perguntou para o tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem\”.


\”A aranha arranha a rã. A rã não arranha a aranha.\”


\”Toco preto, porco fresco, corpo crespo.\”

 

\”Percebeste ou fingiste que percebeste para que os outros percebessem que tivesses percebido, percebeste?\”

 

\”Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.\”

 

\”Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?
Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.\”

 

\”O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.\”



\”O peito do pé de Pedro é preto.\”

 

\”O padre pouca capa tem, pouca capa compra.\”

 

Atividades a serem desenvolvidas por meio de um trava-língua:

  1. Apresente às crianças o seguinte trava-língua:

O RATO

O RATO ROEU

A ROUPA DO REI DE ROMA

A RAINHA COM RAIVA

RESOLVEU REMENDAR.

 

  1. Após a leitura, solicite que os alunos circulem as letras presentes no texto.
  2. Brinque com as palavras, trocando os sons: \\R \\ por \\P\\

 

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

 

O __ato __oeu a __oupa do __ei de __oma.

 

A rainha com raiva rasgou o resto.

 

A __ainha com __aiva __asgou o __esto.

 

  1. Encontre no trava-língua palavras com:

 

a) 1 sílaba

b) 2 sílabas

c) 3 sílabas

 

Com estudo e criatividade, você poderá ampliar essas sugestões de trabalho. Vale diversificar os trava-línguas, pois, assim, amplificará a aprendizagem da criançada em leitura e escrita.

 

Desejamos muito sucesso em seu trabalho!

ilustração: Google

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *