7 exercícios na prática para trabalhar o gênero textual notícia 

Um dos gêneros textuais mais presentes no nosso dia a dia é a notícia. Seja no jornal impresso, na internet, no rádio ou na televisão, não é difícil para um estudante identificar um texto que siga essa característica. Trabalhar com a notícia ajuda a formar leitores críticos e pode tornar as aulas mais interessantes.

 

Então, vamos primeiro à teoria. O que é notícia? 

– A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; Ela deve ser clara, concisa e objetiva. Na notícia, há predomínio do campo narrativo e é de extrema importância que ela traga informações sem juízo de valor e opiniões do escritor. Abaixo, alguns componentes da notícia:

* Indicação de lugar e de momento (onde e quando);

* Indicação de modo (como);

* Indicação de algo (o quê);

* Indicação de pessoas envolvidas (quem);

* Indicação dos motivos (por quê).

 

É importante mostrar as partes que constituem este gênero. Veja:

 

* Manchete ou título principal – composto de frases pequenas e atrativas, revelando o assunto principal que será retratado em seguida.

* Título auxiliar (subtítulo) – complementa o título principal

* O lead – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto?

* Corpo da notícia – detalhamento maior dos fatos

 

Veja sugestões de atividades sobre gêneros textuais. Essas dinâmicas são indicadas para alunos do 7º ao 9º ano. 

 

Exercício 1

– Escolha um tema da atualidade que esteja ganhando bastante espaço na imprensa, como meio ambiente ou imigração ilegal. Elabore com a turma uma notícia sobre o tema escolhido. Depois, proponha um debate sobre o assunto.

 

Exercício 2

– Selecione uma notícia de jornal para trabalhar em sala de aula. Peça a um aluno para ler o texto em voz alta. Após a leitura, responda em grupo os  elementos estruturais que compõem o gênero notícia:

 

1) Que fato aconteceu?

R:

 

2) Com quem?

R:

 

3) Quando aconteceu?

R:

 

4) Onde aconteceu?

R:

 

5) Como aconteceu o fato?

R:

 

6) Por que aconteceu? (causas do fato)

R:

 

Exercício 3

Com base no que foi estudado sobre o gênero textual notícia, escolha uma foto de alguma matéria publicada em jornal impresso. Recorte essa imagem e peça aos seus alunos que produzam um texto noticiando o que veem na foto. Depois, mostre a notícia real para que possam comparar com o que eles descreveram apenas vendo a imagem.

 

Exercício 4

Aproveite o debate em torno das fake news (notícias falsas / boatos divulgados principalmente nas redes sociais) para refletir com os estudantes sobre a responsabilidade que devemos ter ao compartilhar notícias, checando sempre as fontes; alertar para os impactos que uma notícia falsa pode causar na sociedade ou na vida de uma pessoa.

 

Exercício 5

Elabore um jornal da turma. Ele pode ser impresso e distribuído para toda escola ou afixado ao mural.

 

Exercício 6

Os alunos também vão adorar produzir um telejornal em sala de aula. A tarefa deve envolver toda a produção: desde a elaboração dos textos até a gravação e edição do material. A gravação pode ser feita através de celular. Para edição, há programas de computador com essa finalidade. Os alunos mais ligados às novas tecnologias certamente irão se oferecer para liderar essa missão.

 

Exercício 7

Usando computadores, peça que seus alunos encontrem duas fontes diferentes que noticiem o mesmo fato. O objetivo é analisar as diferentes maneiras de retratar o mesmo assunto.

 

Ao trabalhar o gênero textual notícia, é possível desenvolver o aperfeiçoamento da escrita, o gosto pela leitura, a curiosidade, a organização das ideias e o senso crítico.

Experimente essas atividades e crie novas propostas. Registre os trabalhos da sua turma e mande para a gente publicar. O e-mail é: divulgacao@collibooks.com

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *