A maioria dos alunos brasileiros, seja de colégios públicos ou particulares, retorna esta semana das férias escolares. É o momento de se organizar para garantir um bom rendimento no estudo e recuperar as notas, no caso de quem não foi muito bem no primeiro semestre.
Destacamos algumas recomendações que podem ajudar os responsáveis e evitar sufoco no fim de ano.
1 – Confira o boletim escolar e faça as contas de quanto seu filho precisa tirar em cada matéria nas próximas provas para passar direito. Se a criança precisar tirar notas muito altas porque não teve bom desempenho nas primeiras etapas, explique que a dedicação terá de ser bem maior. Lembre a ela que, se ficar para prova final, terá menos dias de férias em dezembro para curtir.
2 – Organize um local de estudo tranquilo em sua casa. Crie uma rotina diária para evitar que as matérias se acumulem. Estabeleça um horário fixo para realização das tarefas de casa e pelo menos mais meia hora para estudar as matérias novas. Isso vai evitar o nervosismo na véspera das provas.
3 – Mostre ao seu filho que TV, rádio, celular, iPod e outras tecnologias não são bons parceiros para os momentos de estudo.
4 – Estimule-o a tirar todas as dúvidas com os professores em sala de aula.
5 – Não deixe a criança acumular trabalhos e exercícios. O ideal é fazer no mesmo dia em que foram pedidos. Além de ser mais fácil a sua realização em tempo mais próximo das aulas, diminui a chance de esquecimento.
6 – Se o seu filho precisa tirar notas altas para passar de ano, e faz muitas atividades extras, como aulas de dança e prática de esportes, procure reduzir um pouco esta carga para que ele não se sinta cansado e possa ter mais tempo para focar nos estudos.
6 – Estipule junto com seu filho metas para cumprir no semestre e anote num quadro ou agenda esse planejamento. Vá sinalizando com caneta marca-texto os objetivos cumpridos.
7 – Combine com seu filho para ler, ao menos, um livro por mês, além dos exigidos pela escola.
8 – Equilibre os estudos com o lazer. Programe atividades interessantes para a criança no fim de semana para que ela possa recarregar as baterias para a próxima semana.
Seguindo essas dicas, a família irá encerrar o ano de maneira muito mais tranquila. Planejamento é o segredo dos bons resultados.