Feira de Ciências – 8 dicas de atividades para estimular a alimentação saudável

Organizar uma Feira de Ciências com o tema da nutrição pode ser uma maneira divertida e eficaz de envolver os alunos e seus familiares na busca de alimentação saudável. O processo de criar o projeto, escolher os assuntos, dividir por turmas e preparar as atividades que serão apresentadas certamente vai entusiasmar a criançada e os resultados podem ser surpreendentes.

O Colégio Martinsinho, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, realizou, no último sábado (8/6), a sua feira de ciências. Um dos temas foi a alimentação. Os assuntos apresentados foram divididos por segmento. Os alunos da Educação Infantil fizeram compostagem, horta vertical, jogo dos alimentos saudáveis e levaram doces e bolos feitos à base de frutas e legumes para degustação. Mariana Lema (foto), de 7 escolheu a abóbora para mostrar que, com criatividade, tudo pode ser aproveitado. Olha que bacana: a polpa virou doce, a casca foi transformada em bolo e as sementes viraram um delicioso aperitivo (veja receita ao final). Os alunos também prepararam doce de melancia, bolo de cenoura e tirinhas de casca de laranja. Foi um sucesso!

As turmas do ensino fundamental ofereceram aos visitantes degustação de sucos coloridos e vitaminas saudáveis e ensinaram o valor nutricional dos alimentos. Por ali, ninguém sentiu falta de hambúrguer, batata frita ou biscoitos recheados.

Além das atividades práticas, o professor pode fazer uma aula teórica, antes da feira de ciências, para ensinar assuntos como pirâmide alimentar: o valor de cada grupo, os nutrientes, suas funções na saúde humanas e como usar esses conhecimentos no dia a dia.

Para alunos adolescentes, um tema interessante é mostrar os riscos de seguir dietas da moda sem acompanhamento médico; alertar para as informações erradas que podem influenciar de forma negativa na maneira como o adolescente mantém sua nutrição.

Falar do tema alimentação também é uma boa oportunidade para debater padrões impostos pela sociedade e os riscos de doenças como anorexia e bulimia.

 

Veja sugestões de atividades para fazer na sua escola:

 

  1. Jogo da memória

Uma sugestão é escolher 10 opções de frutas e verduras. A ideia é que as crianças entendam os benefícios de cada um desses alimentos, por isso antes de jogar, faça uma roda de conversa para ver o que já sabem sobre esses alimentos.

Alguns tópicos legais para abordar são: as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos, as fibras, quais gostam e quais não gostam, se já experimentaram ou não.

 

  1. Concurso master chef

Organize um concurso de receitas de comidas saudáveis. Os vencedores podem montar o prato na hora da feira de ciências e servir aos visitantes.

 

  1. Livro de receitas 

Peca que cada turma faça uma receita e monte um livro coletivo para que todos possam levar para casa

 

  1. Feirinha orgânica

Organize uma feira orgânica com muitas frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos. Aproveite para fazer um momento de degustação desses alimentos.

 

  1. Jogo da Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar é uma forma de representar os tipos de nutrientes que temos que nos alimentar mais e menos por dia. Na base da pirâmide estão os alimentos com os nutrientes que precisamos comer mais por dia. E no topo da pirâmide estão os alimentos com os nutrientes que temos que comer menos por dia. No jogo, você pode deixar os espaços em branco para que as crianças desenhem os alimentos nos seus devidos lugares

 

  1. Vilões da alimentação

Faça um jogo de charadas para que as crianças tentem adivinhar os alimentos que fazem mal à saúde, os que são muito gordurosos etc

 

  1. Alimentos medicinais 

Peça que os alunos pesquisem sobre os alimentos que protegem contra doenças e receitas de medicamentos naturais

 

  1. Desafio da lancheira 

Se na sua escola as crianças levam o alimento de casa, lance o Desafio da Lancheira. Estipule uma pontuação para os lanches saudáveis. As crianças que fizeram mais pontos ao final de uma semana, terão suas fotos exibidas no mural.

 

Receita com abóbora – aproveitamento total:

Aperitivo com semente

INGREDIENTES:

Sementes de abóbora

Óleo vegetal

Sal a gosto

COMO FAZER:

1- Ao retirar o miolo da abóbora onde contêm as sementes, não importa qual é a espécie de abóbora que estiver usando, elas sempre virão grudadas nas fibras (aqueles fiozinhos). Para separar, coloque o miolo num recipiente com água, mexa e retire as sementes que começarem a se desgrudar;

2- Depois de separar tudo seque as sementes envolvendo-as num papel toalha e pressionando;

3- Coloque-as numa fôrma ou travessa, tempere com sal a gosto e regue com um pouco de óleo vegetal;

4- Misture tudo e coloque para assar por uns 20 minutos a 180 °C ou até ficarem douradas e crocantes.

 

Doce de Abóbora

INGREDIENTES

  • 1 kg de abóbora sem casca, e cortada em pedaços médios
  • 2 xícara de chá de açúcar
  • 1 canela em pau
  • 3 cravos da índia
  • Coco ralado fresco ou seco a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande colocar a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos.
Levar para cozinhar em fogo brando com a panela tampada.
Mexa sempre e amasse com uma colher de pau para desmanchar a abóbora. Quando ela estiver bem cozida, retire a canela e os cravos, e junte o coco.
Deixe apurar mais um pouco e desligue o fogo.
O doce não pode ficar seco, tem que ficar bem úmido.

 

Bolo de casca de abóbora

INGREDIENTES

MASSA:

  • 2 xícaras de cascas picadas de abóbora moranga
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 3/4 xícara de maisena
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

COBERTURA:

  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador as cascas, os ovos e o óleo.
Peneirar em uma tigela a farinha, a maisena, o açúcar e o fermento.
Junte com a mistura do liquidificador e misture muito bem.
Unte uma assadeira média com margarina e farinha.
Coloque a massa e leve para assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos.

 

Se você tiver outras ideias, conte pra gente através do e-mail: divulgacao@collibooks.com

Junte a nós!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *