Faça na sua escola atividades sobre alimentação saudável reconhecidas pela ONU, em evento internacional

Ideias se baseiam em projeto desenvolvido com crianças de escola municipal, inspirado no livro Luke, o Macaco Atleta

 

\"\"

O projeto pedagógico realizado pela Escola Municipal Leonor Posada, em Marechal Hermes, com base no livro “Luke, O Macaco Atleta”, escrito por Isa Colli, foi mostrado como exemplo de boas práticas para incentivar a alimentação saudável entre as crianças da Rede Municipal do Rio de Janeiro, no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. A diretora Fátima Netto fez um depoimento para contar como foi o trabalho e como ele influenciou na mudança de hábitos da garotada. O projeto deu tão certo que chegou a ser tema de uma reportagem especial da TV Escola, em março deste ano.

Isa, que mora atualmente na Bélgica, veio ao Brasil exclusivamente para este grandioso evento, que começou no dia 29 de maio e terminou ontem, no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária.

\"\"

 

Agora vamos à parte prática:

Primeiro vamos te contar a história do Luke para você entender porque esse macaquinho cativa tanto as crianças:

\"\"

Luke mantém hábitos de alimentação saudáveis e pratica atividades físicas diariamente. Ele descobre que os humanos que frequentavam o outro lado da floresta onde vive estavam alimentando os animais com comida gordurosa, deixando-os obesos. Preocupado com essa descoberta, decide, então, percorrer a Europa para convencer as pessoas e os bichos a mudarem de vida.

De maneira lúdica, a garotada aprende que as chamadas calorias vazias (alimentos pobres em nutrientes importantes para o nosso bem-estar) como: comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar obesidade e muitas outras doenças.

\"\"

Ele decide, então, percorrer a Europa para convencer as pessoas e os bichos a mudarem de vida. De maneira lúdica, a garotada aprende que as chamadas calorias vazias (alimentos pobres em nutrientes importantes para o nosso bem-estar) como: comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar obesidade e muitas outras doenças.

 

Então, se animou com as ideias do macaco Luke? Que tal levar para sua escola as atividades que deram certo na Escola Municipal Leonor Posada?

Atividade 1 – percorrendo a Europa com Luke

Separe o mapa da Europa e marque os seguintes países, que fazem parte do roteiro de Luke: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha. Depois de identificar cada país, divida a turma em grupos. Cada grupo escolhe um país para fazer uma pesquisa que inclua informações sobre a cultura, hábitos e principalmente sobre a alimentação daquela população. Peça que montem o trabalho em uma cartolina, caprichando nas figuras e adereços coloridos.

Depois, exponha os trabalhos no mural da escola.

 

Atividade 2 – percorrendo o Brasil com Luke

Como a criatividade não tem limites, a diretora Fátima Netto, da escola Leonor Posada, planejou uma nova atividade com os alunos: a viagem de Luke pelas regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. “Percorrendo as cidades brasileiras, estamos ensinando curiosidades sobre a alimentação regional, que é tão rica em nosso país”, diz Fátima.

– Essa aula pode ser uma roda de conversa, com exibição de imagens de alimentos e receitas típicas de cada região.

– O professor também pode levar para a sala de aula alguns alimentos regionais saudáveis para que os alunos experimentem. Se inspire nestas frutas:

\"\"

Região Nordeste. ACEROLA, CACAU, CAJÁ CAJARANA, CAJU, CARAMBOLA E CIRIGUELA.

Região Norte. ABIU, AÇAÍ AJURU, ARAÇÁ BACABA, BACURI, CASTANHA DO PARÁ E CUPUAÇU.

Região Centro-Oeste. ABACAXI-DO-CERRADO, ARATICUM, BARU, CAGAITA E CAJUÍ CATOLÉ

Região Sudeste. ABACATE, AMORA-DO-MATO, BANANA, BREJAÚVA, GOIABA E JACA.

Região Sul. FEIJOA E PINHÃO.

 

Atividade 3 – Horta suspensa

O plantio de horta suspensa pode ser feito em garrafas pets.

 

Atividade 4 – plantio de horta

Escolha uma área de terra fértil na sua escola e monte com os alunos uma horta. Os alimentos, como alface por exemplo, podem ser usados na alimentação da escola e as sobras levadas para casa dos alunos. Essa atividade estimula os alunos a introduzirem alimentos saudáveis na alimentação.

 

Atividade 5 – Jogo dos hábitos saudáveis

\"\"

O livro Luke tem, no final, o jogo dos hábitos saudáveis. Assim como a Escola Leonor Posada, vocês podem montar uma versão em tamanho gigante. Se não for possível fazê-lo com material durável, faça um dia de brincadeira com o jogo desenhado no chão com giz de cera, como se fazia com a Amarelinha antigamente. Lembra?

No jogo, as crianças andam as casas quando fazem escolhas saudáveis, como comer frutas, não pular refeições, não beber refrigerante, não levar biscoitos gordurosos para o lanche da escola. Vale a pena experimentar na sua escola!!!

Se você quiser saber mais sobre o livro Luke, o Macaco Atleta, entre em contato com nossa equipe através do e-mail: divulgacao@collibooks.com

Junte-se a nós!!!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *