Um dos idiomas mais difíceis do mundo ou o mais difícil. Muitos definem assim a língua portuguesa. Sendo mito ou não, o português é uma língua rica, cheia de curiosidades e pegadinhas.
O português é o quinto idioma mais falado no mundo e é a língua oficial em nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Nesta quarta-feira (10) se comemora o Dia da Língua Portuguesa e até a data é cheia de curiosidades. Esse dia é celebrado principalmente em Portugal – berço do idioma.
A data foi escolhida em uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, autor de “Os lusíadas” que morreu em 10 de junho de 1580.
O dia da língua portuguesa também é comemorado anualmente no dia 5 de maio pelos países lusófonos – que compartilham língua e cultura portuguesa. No dia 5 de novembro é celebarado o Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil.
O português pelo mundo
Cerca de 250 milhões de pessoas utilizam a língua portuguesa no seu cotidiano e o Brasil responde por 80% dessa população. A cada cinco pessoas que falam português no mundo, quatro são brasileiras.
Os nove países que possuem o português como língua oficial fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPLP) que foi criada em 1996 com o objeto de aprofundar as relações entre os países do grupo, difundir cada vez mais o idioma e cooperar, sobretudo, nos âmbitos econômico e cultural.
Em outros lugares no mundo, como Macau (China), Goa e Damão (Índia) e Malaca (Malásia) ainda se utiliza o português, mas não de forma oficial.
Curiosidades e pegadinhas
O português é um idioma que gosta de pregar peças, por exemplo, a maioria das palavras da língua tem a indicação de plural no final, menos a palavra “qualquer”. O plural está no interior, assim ficando “quaisquer”.
Sabia que maçaneta é um diminutivo de maçã – a fruta? Isso porque anos atrás a aparência da maçaneta era de uma pequena fruta.
“Todo país” e “todo o país”. Uma letra pode fazer toda diferença. Ao usar “todo país” significa em qualquer país. Já se a intenção é se referir ao país inteiro, usa-se “todo o país”, com a letra “o”.
Tebas, remocar e iterar. Você sabe o significado dessas palavras pouco usuais? Tebas é uma pessoa importante, esperta. Remocar é o mesmo que censurar e iterar é tornar a fazer ou dizer algo.
A maior palavra registrada da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico, com 46 letras.
Biscoito ou bolacha? A grande questão entre cariocas e paulistas e na verdade, ambos estão corretos. Só que biscoito entrou primeiro na língua.
O coletivo de lobos é alcateia. O de cães, matilha. O de bois, boiada. E o de borboletas? Panapaná.
Outra coisa que o português tem de interessante é a forma como agrega palavras estrangeiras para o idioma.
Alguns exemplos são buffet que virou bufê; yacht virou iate; hamburger virou hambúrguer/ hambúrgueres e ping pong que se transformou em pingue-pongue.
Ou seja, não podemos negar a diversidade dessa língua tão rica e olha que essas foram só algumas curiosidades e informações da língua portuguesa.
Portanto, queremos saber: dentre essas informações, qual você gostou mais de saber?
Fontes: Palavra Ponta; Gamati e Português.