Dia da bandeira: conheça curiosidades das bandeiras de alguns países

Dia da bandeira: conheça curiosidades das bandeiras de alguns países

Maio 30 | Larissa Vilarinho

Quem nunca brincou de pique-bandeira, não é mesmo? Aquela brincadeira que dois times competem um contra o outro e ganha quem pegar a bandeira do time rival primeiro.

Até mesmo em uma brincadeira de criança é possível notar o significado de uma bandeira. Ou seja, o que ela representa. Conseguimos identificar uma instituição, um estado, um time de futebol e um país através de suas bandeiras.

Nesta sexta-feira (30) é comemorado o Dia da Bandeira, uma data para comemorar a diversidade, o simbolismo e a existências de diferentes bandeiras ao longo do mundo.

Para celebrar esse dia, confira algumas curiosidades das bandeiras de alguns países:

Angola

A bandeira foi adotada com símbolo do país em 11 de novembro de 1975. A cor vermelha representa o sangue dos angolanos que lutaram pela independência do país.

A preta simboliza o continente africano, a roda dentada os trabalhadores das indústrias, a catana representa os trabalhadores rurais e já a estrela simboliza a união entre todos os trabalhadores do país.

Brasil

Cada estrela presente na bandeira representa um estado brasileiro, ao todo são 27. O país já teve 13 bandeiras oficiais.

A atual bandeira do estado de São Paulo foi projetada para ser a bandeira do país. As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889.

No país se é comemorado o Dia da Bandeira do Brasil no dia 19 de novembro.

Bélgica

O principal significado da bandeira é a independência do país conquistada dos Países Baixos em 1830. Composta por três listras verticais, a bandeira do país foi inspirada na da França.

As cores (preto, amarelo e vermelho) são as mesmas do brasão de armas dos duques de Brabante, estado que faz parte dos Países Baixos (na época, região entre a Bélgica e a Holanda).

Croácia

A bandeira do país foi adotada 10 meses antes da independência da Iugoslávia em 21 de dezembro de 1990.
Composta pelas cores vermelha, branca e azul, no centro da bandeira está o brasão de armas do país.

Dinamarca

O símbolo do pais foi adotado em 1219 e é composto por duas cores: vermelho e branco.

O fundo é vermelho com uma cruz branca nórdica que representa o cristianismo. O vermelho representa a coragem e a bravura dos cavaleiros cruzados.

Escócia

O país tem uma das bandeiras mais antigas do mundo e é composta pela cor azul que representa o céu e uma cruz branca que simboliza o patrono do país, Santo André e apóstolo de Jesus, que morreu crucificado.

Espanha

Adotada em 1981, a bandeira é composta pelo vermelho que representa a conquista, valentia e a alegria. Enquanto o amarelo simboliza o ouro (riquezas do país).

O símbolo do país é conhecido popularmente como “rojigualda”.

Finlândia

A bandeira do país foi adotada em 1918, após a independência em relação a Rússia. É composta pelas cores azul e branco que forma uma cruz nórdica.

Irlanda

Foi adotada em dezembro de 1937 e é formada pela cor verde que simboliza a tradição gaélica da Irlanda e também o republicanismo.

O branco representada a aspiração pela paz e o laranja  representa os seguidores de William III, de Orange (rei do país e da Inglaterra no final do século XVII).

Itália

A bandeira é composta pela cor verde que representa a liberdade, o branco a igualdade e o vermelho a fraternidade. Ela foi adotada em janeiro de 1948.

Japão

Foi adotada em 1999 e a bandeira significa “círculo do sol”, representado pelo círculo vermelho.

Portugal

Adotada em 1911, é composta pela cor vermelha que simboliza a conquista, virilidade e alegria. O verde as florestas do território português.

A esfera militar representa as descobertas marítimas portuguesas realizadas nos séculos XV e XVI. Já o escudo de armas simboliza o Império Colonial Português.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français