Você já deve ter ouvido diversas vezes que a Amazônia é importante e que devemos preserva-la, correto? Mas você sabe o porquê e o papel que ela tem para o mundo?
Vamos aos pontos: o Estado Amazonas é importante para a conservação do clima do planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar grande parte de carbono na atmosfera.
A região é riquíssima em biodiversidade, além disso, lá está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica.
Esse bioma possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela).
A Bacia Amazônica é rica em recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.
Além disso, a região amazônica possui uma enorme diversidade animal e vegetal. Muitas espécies de plantas e animais só são encontradas na região. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos na região.
Neste sábado, 05 de setembro, comemoramos o Dia da Amazônia. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
A escolha do dia é uma homenagem a criação da Província do Amazonas – o atual Estado do Amazonas – pelo Príncipe D. Pedro II em 05 de setembro de 1850.
Danos
O papel que a Floresta Amazônica desempenha para o Brasil e o mundo é de extrema importância, como vimos, mas infelizmente a área sofre constantemente com severos danos.
Como o desmatamento em decorrência do avanço das plantações de soja e da pecuária. A extração ilegal de madeira, a criação de grandes hidrelétricas e a mineração – causadores da destruição de grandes áreas da floresta.
De acordo com o Greenpeace, entre agosto de 2017 e julho de 2018, foram derrubadas cerca de um bilhão, cento e oitenta e cinco milhões de árvores.
Os danos na Amazônia afetam também o equilíbrio climático de todo o planeta, visto que altera as chuvas no Brasil e no restante da América Latina.
A devastação da região, que é um enorme reservatório de carbono, também pode causar a libertação desse elemento na atmosfera.
Preservação
Todos precisam trabalhar em prol desse bem que é a Floresta Amazônica. Precisamos dela para sobreviver.
Uma das formas fundamentais para deter a destruição da região é o uso sustentável dos recursos e o principal: o fim do desmatamento.
Áreas de conservação precisam ser criadas e deve haver o investimento em fiscalização das terras para impedir o descumprimento das leis.
A Colli Books sabe da importância da preservação das florestas e principalmente da Amazônia. No livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, da escritora Isa Colli, a história mostra as consequências do desmatamento na vida de todos os seres vivos – da natureza aos humanos.
Na obra, felizmente os animais se unem e conseguem reverter os danos causados na Floresta Amazônica.
Uma ação que deve servir de inspiração para os humanos. Precisamos nos unir e lutar para salvar a Amazônia, nós precisamos dela para sobreviver.
Fontes: Mundo Educação e Brasil Escola.