Coronavírus nos traz reflexões no Dia Mundial da Água

Na data de hoje (22/03), em que se comemora o Dia Mundial da Água, o planeta está voltado para a luta contra o Coronavírus. E esse bem tão precioso é uma das armas mais eficazes para prevenir a disseminação dessa doença que tem assustado a todos nós. Temos repetido exaustivamente, mas não custa reforçar: manter os cuidados com a higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão, é fundamental para evitar a propagação do vírus.

Aproveitamos para fazer uma reflexão. Enquanto redobramos nossos cuidados, lavando as mãos com frequência para nos proteger, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para lavar as mãos.

Conforme o Unicef, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa. Ou seja, para bilhões de cidadãos, as medidas mais básicas estão fora de alcance.

Muitas pessoas têm se esforçado criando correntes de solidariedade para doação emergencial de álcool gel em comunidades carentes que não têm acesso facilitado à água. É um exemplo a ser seguido.

Mas o que temos de fazer mesmo para mudar esse quadro é cobrar das autoridades investimentos em saneamento básico, redes de tratamento de esgoto adequadas e acesso democrático à água. Só assim começaremos a caminhar para a igualdade.

A preservação do meio ambiente e o acesso universal ao bens essenciais para a vida são preocupações da Editora Colli Books. Sobre o tema da água, temos em nosso catálogo dois livros que cumprem o papel de provocar nas crianças a reflexão: A Nuvem Floquinho, que conta a história de uma nuvem ambientalista preocupada com o desperdício de água no planeta; e O Rio Grinalda, que fala sobre poluição ambiental e a importância da reciclagem. Para informações, entre em contato através do e-mail: divulgacao@collibooks.com.br

Entendemos que nosso papel social vai muito além de promover o entretenimento através da literatura. Podemos e devemos ser agentes da transformação que o mundo precisa! Junte-se a nós nesta missão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *