Diariamente, os adolescentes são submetidos a diversas informações e a tarefa de escolher uma profissão é muito árdua, pois, normalmente, o jovem não tem clareza do que pretende na vida, além de não conhecer com afinco as profissões disponíveis no mercado de trabalho.
A escolha de uma profissão deve estar interligada ao modo de ser, ao estilo de vida que espera e como julga que será reconhecido no meio em que vive.
O Ensino Médio é o momento decisivo na vida dos adolescentes para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitude assertiva. Essa transformação os prepara para assumir a responsabilidade da vida adulta.
Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim, é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada, pois oportuniza que a decisão seja tomada no decorrer de sua jornada no Ensino Médio.
São tantas as opções, que a escolha de uma profissão dependerá de uma orientação para que se tornem adequadas às suas aspirações. Este será o ponto para perceber até onde a sua escolha, seu desejo, condiz com a sua realidade estudantil e possibilidades para os diversos tipos de processos seletivos.
Se adotada de modo consciente, a escolha profissional permitirá que o adolescente alcance a sua realização pessoal. O conhecimento das profissões, a compreensão da responsabilidade social e a inserção no mercado de trabalho contribuirão para a formação das personalidades desses jovens. São aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade.
Posto isso, seguem dicas de trabalhos que podem ajudar os adolescentes na tarefa de escolha de qual profissão seguir:
- Propiciar encontros com graduandos e profissionais de áreas diversas;
- Direcionar os nossos alunos para que realizem escolha profissional segura, consciente e não estereotipada da sua profissão;
- Fornecer esclarecimentos aos jovens, de modo a nortear a escolha de sua futura profissão;
- Promover discussões relacionadas ao mercado de trabalho, por intermédio de oficinas de profissões de áreas diversificadas.
Como realizar?
- Aulas dinâmicas e ricas, com oficinas, vídeos e jogos lúdicos.
- Angariar parceiros, como universidades, que possam direcionar na comunicação dirigida ao mercado de trabalho.
- Promover palestras sobre as profissões tradicionais e as que estão em evidência no mercado.
- Convidar profissionais das áreas de interesse dos jovens.
Por meio dessas sugestões, certamente, você, educador, estará contribuindo para promover um espaço de debate, no qual haja troca de conhecimento e socialização do saber, promovendo um olhar mais apurado dos alunos em relação ao futuro, ajudando-os a prosseguir nos estudos e, mais importante, seguros de seus talentos.
Bom trabalho!
ilustração: Google