O centenário do educador e filósofo Paulo Freire é celebrado nesta data. Ele nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.
Preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar, Freire espalhou sua pedagogia crítica pelo mundo. Autor da obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa. Desde 2012, Freire passou a ser considerado por lei o Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Freire mostrou o valor da Educação para um povo. Ele dizia: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.”
O filósofo deixou um grande legado e muitos ensinamentos que permanecem atuais até os dias de hoje. Freire acreditava e defendia a ideia de que toda pessoa tem algum conhecimento para dividir com o outro: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
Foto em destaque: reprodução