Ansiedade: Aprenda a controlar os sintomas

Ansiedade: Aprenda a controlar os sintomas

mar 26 | Isa Colli

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é um mecanismo natural do organismo diante de situações estressantes e perigos eminentes, reais ou imaginários. Ela pode estar relacionada a um distúrbio psíquico e se manifestar através de sintomas físicos.  

Diante da vida estressante que levamos, do corre-corre frenético que exige mais a cada dia, da quantidade de tarefas que assumimos ao mesmo tempo e do processamento rápido das mais variadas informações, somadas as preocupações com o momento atípico causado pela pandemia, as pessoas têm desenvolvido um nível de ansiedade extremamente prejudicial à sua saúde física e mental.  

A agitação excessiva pode provocar dores de cabeça, dificuldade para dormir, falta de ar, formigamento nos braços e pernas e até problemas de memória. Esses podem ser alguns dos sintomas da ansiedade.

A rotina complexa, em uma corrida contra o tempo — que nos faz pensar que 24 horas não são suficientes para dar conta de tudo e na verdade não são —, tem feito crescer o número de pessoas a sofrer desse mal.

Ansiedade em ação

Geralmente, a ansiedade se manifesta quando a pessoa passa por um momento de muita pressão ou apreensão, porém, ela também está presente quando sentimos medo ou quando a tensão vem à tona.

Ou seja, a ansiedade está diretamente associada às emoções mais intensas e acaba, assim, limitando as pessoas, que deixam de exercer sua autonomia sobre suas tarefas e, principalmente, sobre seus pensamentos.

Apesar de parecer que faz parte do dia a dia e que se trata de um sintoma fácil de ser controlado, existem diferentes tipos de ansiedade, podendo desencadear necessidades de cuidados ou tratamentos mais específicos.
 
Existe tratamento?

Sim. A ansiedade pode ser gerenciada para que se mantenha no nível natural com práticas de hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos, cuidar do sono e usar técnicas de relaxamento, como o controle da respiração.

A organização da rotina é primordial para combater o estresse e uma boa alimentação completa o tratamento.

E você? Está controlando a sua ansiedade?

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français