A importância dos livros paradidáticos nas escolas

Os livros paradidáticos são livros e materiais que, sem serem propriamente didáticos, são utilizados para o mesmo fim. Educar. Os paradidáticos são considerados importantes porque podem utilizar aspectos mais lúdicos que os didáticos e, dessa forma, serem eficientes sob a ótica pedagógica. Recebem esse nome porque são adotados de forma paralela aos materiais convencionais, sem substituir os didáticos.

A importância dos livros paradidáticos nas escolas aumentou principalmente no final da década de 90, após a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e orientou para a abordagem de temas transversais relacionados ao desenvolvimento da cidadania. Dessa forma, abriu-se espaço para o aumento da produção de obras para serem utilizados em sala de aula, abordando temas como Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Valores, Formação do Caráter Cidadão, Saúde e Sexualidade.

A utilização dos livros paradidáticos também aumentou na rede pública de ensino a partir da descentralização dos recursos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e a decisão de alguns Estados, como São Paulo, de investir nesse tipo de livro.

As coleções de livros paradidáticos para mercado privado, visam atender a demanda e dar suporte ao aluno, ao professor e à escola, no que diz respeito à aplicação de procedimentos didáticos, técnicas pedagógicas, bem como a inserção de novas tecnologias, tornando o trabalho mais acessível e atrativo. Se faz necessário compreender e determinar qual será a classe social a ser trabalhada, pois este ponto determina o seu alcance, quais recursos didáticos devem ser oferecidos e considera a formação do professor que utilizará o material.

Os livros da autora Isa Colli podem ser trabalhados tanto como pedagogia “Tradicional”, acrescida de recursos didáticos compatíveis com sua obra, ou como ferramentas auxiliadoras e complementares de várias disciplinas por meio de projetos. Cada professor possui sua criatividade, e de cada ponto de vista surgem muitas outras formas de trabalhar. Isso é o que torna o trabalho ainda mais interessante. A diversidade de disciplinas que um livro literário pode alcançar nas mãos dos professores nas salas de aula surpreende muito.

A abordagem de cada tema, por serem temas universais (meio ambiente, virtudes e valores, trabalho em equipe, respeito às diferenças e empreendedorismo), pode ser muito utilizada em diversas regiões do país, onde a educação ainda é mais tradicional, pois remete o educador à sua formação na condição de aluno, oferecendo segurança em reproduzir o seu modelo educacional.

Compreendendo que o processo de ensino-aprendizagem está em constante movimento e novas teorias pedagógicas vêm implementando pesquisas, inovações e novas abordagens didáticas, a autora busca oferecer uma disciplina planejada, montada e de fácil aplicação no desenvolvimento de projetos.

 

Se você é educador e deseja conhecer os livros e desfrutar de um material eficiente e com orientação pedagógica, entre em contato pelo e-mail: general@collibooks.com

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *