11 Dicas para curtir e aprender nas férias

A maioria das crianças ainda tem uma semana de férias pela frente. Você já fez um monte de atividades com seus filhos e quer ideias para fechar com chave de ouro esses últimos dias de descanso? Nós pensamos em várias sugestão para os pequenos aprenderem coisas novas e se divertirem ao mesmo tempo. Anote aí

 

1. Ajudar nas tarefas de casa pode parecer uma ideia estranha, mas as crianças costumam adorar essa atividade, principalmente se tiverem a companhia dos amigos.

Lavar o quintal, regar as plantas, plantar uma horta e lavar a cozinha (com direito à patinação na água de sabão) são alguns exemplos que podem fazer sucesso entre a garotada.
Importante: o adulto deve ser responsável por supervisionar e garantir a segurança das crianças e também incentivar para que a atividade seja vista como uma brincadeira
2. Cozinhar é uma diversão à parte. A criança pode ajudar desde a escolha do cardápio e compra dos ingredientes até a realização da receita. Sugestões: cookies, mini sanduíches, suflês de legumes, quiches, brigadeiro de colher, sorvete de sacolé, pão caseiro, biscoito amanteigado e chocolate caseiro.
3. Organize uma ida à feira livre e aproveite para fazer uma degustação de alimentos saudáveis. Se a feira for orgânica, melhor ainda.
4. Organizar o armário, os brinquedos e o material escolar. Neste caso, a dica é aproveitar um dia das férias para arrumar a bagunça e deixar tudo pronto para a volta das férias.
5. Planeje passeios educativos, como visita a museus, planetário e centros culturais. Muitos desses locais têm programação gratuita neste período. É importante que a criança ajude no roteiro do dia, na lista do que irão fazer…
6. Para quem está no processo de alfabetização, uma dica é bolar atividades para que a criança continue tendo contato com a leitura e a escrita. Aproveite para ler com seu filho aqueles livros que estão esquecidos na estante; separe gibis para ler junto com ele; organize uma feirinha de troca de livros com os amigos do seu filho; visite bibliotecas e livrarias
7. Para quem está no processo de letramento, outro desafio divertido é ler junto com a criança placas, outdoors, cardápios, letreiros e tudo o mais que encontrarem pela frente nos locais públicos
8. Trilhas em locais seguros, adequadas para menores, também costumam fazer sucesso
9. Aproveite para conhecer os pontos turísticos da própria cidade que no dia a dia não temos tempo de levar os filhos…
10. Para fazer dentro de casa, recomendamos palavras cruzadas, passatempos e revistas de colorir. Claro que o legal é fazer junto com os filhos.
11. Monte com a garotada um álbum ou diário com o registro das férias. O caderno pode ter fotos; tíquetes de cinema, teatro e museus; folhetos de propaganda dos locais visitados e cartões postais. Abuse das canetas coloridas, glitter e outros recursos de colagem. Você vai tornar as férias inesquecíveis!
Conte para a gente as atividades que fez nesta semana e envie fotos! Vamos adorar publicar nas nossas mídias sociais. E-mail: divulgação@collibooks.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *