Brincadeira e literatura caminham lado a lado

Brincadeira e literatura caminham lado a lado

ago 11 | Larissa Vilarinho

A literatura começa a fazer parte da vida de uma criança muito antes dela aprender a ler e escrever. Quando um familiar lhe conta uma história, canta uma canção de ninar, quando o pequeno aprende brincadeiras de roda como “Ciranda cirandinha” ou “Passa o anel”, ele está tendo o contato com a literatura, brincando.

No entanto, é quando a criança passa a frequentar a escola que o contato com a literatura passa a ser maior, pois a literatura ganha o poder de ensinar, divertir e moldá-la. 

Ao aprender a ler, a criança passa a buscar novas histórias e assim, vai ampliando seu conhecimento, descobrindo novidades e aprendendo mais sobre o mundo e sobre si mesma.

O papel dos professores nesse momento é de suma importância, pois através de atividades lúdicas, eles conseguem influenciar positivamente o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade dos seus alunos.

Uma forma de fazer isso é inserir a literatura nas aulas através de atividades lúdicas, pois utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. 

Brincar com a literatura é uma excelente forma de atrair e prender a atenção da meninada, que certamente, vai se apaixonar desde cedo pela magia de uma boa leitura.

Muitos livros infantis trazem no final da história atividades para serem trabalhadas com a criança. São “exercícios” que parecem mais brincadeiras e ajudam com a fixação do tema e, claro, divertem.

Além das atividades que os livros já oferecem, há várias formas de misturar as brincadeiras com a literatura.

Confira algumas atividades que você pode fazer com os alunos:

1- Dando vida a imaginação

Uma forma bem bacana de juntar a literatura com a diversão é através dos desenhos.

Normalmente, as crianças adoram dar vida a sua imaginação por meio das ilustrações, então porque não pedir que elas desenhem sua parte favorita de um livro?

2-Mimica

Uma atividade simples que não vai precisar de muitos materiais a não ser a imaginação dos pequenos. Pegue um pedaço de papel e escreva o nome de livros conhecidos pelas crianças, dobre e coloque em um saquinho.

Depois disso, cada criança vai sorteando um livro e ficará responsável por encenar aquela história.

3- Jogo da memória

Talvez esse possa dar um pouquinho mais de trabalho, mas no final a diversão e o aprendizado vão ser garantidos.

Recorte quadradinhos de papel e escreva os nomes de personagens, autor, título do livro e alguns cenários da história. Não esqueça de separar em pares.

Feito isso é só espalhar os quadradinhos e começar a jogar.

4- Quem disse isso?

Após a leitura de uma história, escreva algumas frases do livro em um papel e peça para as crianças lembrarem quem as disse e/ou em qual contexto elas foram ditas.

Assim elas estarão exercitando a memória e claro, se divertindo.

Fontes: Blog árvore de livros | Plataforma de letramento

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français