Maneiras de abordar em sala de aula a cultura indígena sem estereótipos e de modo reflexivo
Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Índio. Como trabalhar essa data com as crianças, contando a história livre dos estereótipos criados durante tantos anos?
Está mais do que na hora de desmistificar o estereótipo de índio e cocar que muitos ainda têm, trazendo atividades que ajudem as crianças a entender como essas comunidades vivem nos dias de hoje. É preciso desmistificar a questão indígena do arco e flecha, cocar, pessoas nuas, sem informação. Pelo contrário, mostrar que evoluíram e podem contribuir conosco dentro de suas possibilidades culturais e nós devemos respeitar o espaço deles, sua cultura, suas crenças e seus trabalhos.
O professor precisa estar atento para não reafirmar impressões que não condizem com a realidade dos povos indígenas, celebrando nossas diferenças e valorizando o respeito. Para isso, é preciso deixar de lado atividades tradicionais e proporcionar uma reflexão por meio de leituras, músicas e filmes que abordam o cotidiano indígena mais profundamente.
A seguir, vamos apresentar algumas maneiras de fugir das abordagens estereotipadas dentro das salas de aula, proporcionando um conhecimento aprofundado e sociocultural para os alunos.
Contos e mitos indígenas
Há diversos livros infantis que abordam as lendas indígenas. Organize rodas de leitura e explique às crianças o modo como os indígenas interagem com o meio ambiente. Trabalhar com lendas em sala de aula é uma forma de valorizar a cultura dos povos nativos. Importante frisar que cada comunidade tem sua própria lenda, é necessário respeitar toda essa diversidade.
Organize uma degustação de comidas típicas
Muitas comunidades indígenas têm a mandioca como base de sua alimentação, apresente às crianças essa raiz e os diferentes e deliciosos modos de consumi-la. Também é possível preparar e oferecer bolo de milho, tapioca, pipoca e frutas nativas.
Promova uma sessão de filmes e documentários
Apresente alguns filmes e documentários que apresentem o cotidiano dos povos indígenas. É, também, importante incentivar a pesquisa na internet e valorizar cada descoberta nova dos alunos.
Sugira pesquisa de tribos indígenas brasileiras
Escolha de uma tribo e peça aos alunos que elaborem pesquisa sobre ela e desenvolvam um texto com as informações coletadas (Guaranis, Ticunas, Caingangues, Macuxis, Terenas, Guajajaras, Ianomâmis, Xavantes e Pataxós, por exemplo).
Vocabulário ilustrado
Elabore um vocabulário ilustrado com as palavras de origem indígena que usamos no nosso dia a dia.
Por fim, saliente aos alunos que a cultura indígena faz parte da essência dos povos, por isso, use diversos recursos para salientar as diferenças e como cada um deles é único. Vale ressaltar, também, que, assim como o restante das pessoas, eles acompanham a evolução do mundo. Por isso, o uso de tecnologia não altera quem são, tampouco a preservação da cultura e dos costumes.
Aguarde novo lançamento da Colli Books – Inaiá e a cultura indígena. Ótima oportunidade de trabalhar em sala de aula a cultura, os costumes e as lendas do universo indígena durante todo o ano.