Livro alerta crianças sobre riscos do desmatamento, uma ameaça real na Amazônia

5 dicas para trabalhar o tema em sala de aula
Em um passeio pela aldeia da floresta onde vivem, as abelhas Vivene e Florine descobrem uma área completamente devastada pelos humanos. Preocupadas, elas partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção. Esse é o enredo de \”Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia\”, que está sendo lançado pela editora Colli Books.
Desmatamento avança 
O tema não poderia ser mais atual e preocupante. Em meio a polêmicas, foi divulgada na terça-feira passada (6) uma pesquisa que aponta, em julho, um aumento de 278% da área da Amazônia Legal com alerta de desmatamento, em comparação ao mesmo mês de 2018.
“O desmatamento descontrolado é uma ameaça aos recursos naturais, ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico do planeta. Através da saga das abelhinhas, eu provoco essa reflexão de forma lúdica. E as crianças são multiplicadoras das boas ações”, afirma a autora Isa Colli.
Equilíbrio do ecossistema
A escritora conta que, além do desmatamento, o livro mostra a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema e para os seres humanos. São elas que fazem o serviço de polinização de 85% das plantas de importância para a nossa alimentação. Um terço da produção agrícola mundial está sob sua responsabilidade.
“Estudos recentes mostram que 75% dos alimentos cultivados, como café, maçã e o cacau dependem da polinização animal e as abelhas são os principais polinizadores. Então, mostrar essa realidade através das personagens Vivene e Florine ajuda a conscientizar a criançada”, afirma Isa.

Vamos trabalhar o tema na escola? Veja 4 atividades que podem ser feitas em sala de aula

1. Trabalho de grupo

Peça que a turma pesquise sobre os dados de desmatamento, causas e iniciativas de reflorestamento que deram certo. Divida os alunos em grupos para que façam em uma cartolina trabalhos sobre o que descobriram de mais interessante. O material pode ser exposto no mural da escola.

 

2. Reflexão

Organize uma roda para debater o tema do desmatamento. Sugerimos que leve uma reportagem que aponte os dados alarmantes, para que seja o ponto de partida da conversa.

 

3. Consumo consciente

Estimule que os alunos levem o assunto para casa e informem aos pais e vizinhos que não se deve comprar produtos de madeira que não seja reflorestada. 

A certificação florestal deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes. Existe um conselho internacional chamado Forest Stewardship Council (FSC), que é responsável pelas normas de certificação de madeiras. Há uma representação do conselho no Brasil. Veja neste link https://br.fsc.org/pt-br

 

4. Mutirão

Organize o plantio de mudas na escola ou nos arredores do bairro. Plantar árvores e outras plantas diversas.

 

5. De visibilidade à causa

Monte uma carta com a turma com um chamado à conscientização contra o desmatamento para enviar às emissoras de TV e órgãos internacionais como WWF. Protestar pacificamente contra a derrubada de árvores também ajuda a manter o problema em evidência é pressionar autoridades a buscar soluções.

Quer saber como trabalhar na sua escola com o livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia?” Entre em contato com a gente através do e-mail: divulgação@collibooks.com.br
\"\"

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *