Fevereiro Laranja: campanha de prevenção à leucemia é oportunidade para conscientizar sobre todos os tipos de câncer

Este é um mês estratégico para o combate ao câncer. É que neste período acontece a campanha Fevereiro Laranja, que tem o objetivo é chamar a atenção para a prevenção da Leucemia, enfermidade que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos.

O calendário deste mês também é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer (4/2); o Dia Nacional da Mamografia (5/2); e o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância (15/2).

As datas nos trazem a oportunidade de conscientizar a todos e todas quanto aos cuidados e a importância do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer. Sendo assim, compartilhamos dicas valiosas de prevenção e sugestões de livros sobre o tema.

O Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. (Fonte: Instituto Nacional de Câncer)

De acordo com o site do Ministério da Saúde, existem evidências que comprovam a relação entre hábitos saudáveis e a prevenção da doença. O portal elenca as seguintes ações:

1 – Não fumar
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e bexiga.

2 – Ter uma alimentação adequada e saudável
Ter uma alimentação adequada e saudável contribui para a prevenção do câncer. Para isso é importante que a alimentação seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas), e evitar os alimentos e bebidas ultraprocessados.

3 – Ter um peso saudável 
Manter o peso dentro dos limites saudáveis e evitar o ganho de peso na vida adulta é uma recomendação importante para se proteger contra o câncer.

4 – Praticar atividade física 
Manter o corpo em movimento ajuda a prevenir doenças e a prática regular de atividade física está associada à redução do risco do desenvolvimento de vários cânceres.

5 – Amamentar
A amamentação por dois anos ou mais protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

6 – Fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero 
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos, após os dois exames realizados com intervalo anual com resultados negativos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e o câncer do colo do útero tem maiores chances de cura quando diagnosticado precocemente.

7 – Tomar a vacina contra o HPV
Complementando o acompanhamento periódico por meio do exame citopatológico/Papanicolau, a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), disponível no SUS, faz parte das ações de prevenção do câncer do colo do útero, fornecendo imunidade e sendo uma importante ferramenta de prevenção da doença. Mas é importante ressaltar que a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

8 – Vacinar contra a hepatite B
O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus.

9 – Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver certos tipos de câncer, entre eles o câncer de cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, colorretal e mama.

10 – Evitar comer carne processada
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto). O consumo de carnes vermelhas em excesso, mesmo não sendo ultraprocessadas, também aumenta o risco da doença. 

11 – Evitar a exposição excessiva ao sol e em horários inadequados
Tomar sol faz bem à saúde, sendo inclusive algo vital. Mas, apesar de benéfico, exige alguns cuidados. É importante evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

Outras medidas importantes, no caso das mulheres são o autoexame e a mamografia periodicamente.

Autoexame

O autoexame é uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o toque dos seios, é possível identificar possíveis alterações, como nódulos, inchaços, alterações na textura ou secreções mamárias, e buscar ajuda médica. 

Mamografia

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

Dicas de leitura

A escritora Isa Colli enfrentou o câncer duas vezes (mama e estômago) e ficou curada graças ao diagnóstico precoce, que permitiu tratamentos eficazes. Além disso, a literatura e a fé foram suas aliadas na fase de recuperação.

Inspirada um sua própria vivência, Isa escreveu O Recomeço, que revela um pouco dos sentimentos de uma pessoa quando se recebe um diagnóstico de câncer. Ela conta que o primeiro sentimento é de medo, de negação. Mas os personagens do romance infanto-juvenil mostram que o câncer, assim como qualquer outra doença, se tratado precocemente, tem cura.

Mais recentemente, a escritora lançou outra obra sobre o tema, desta vez para público infantil. Para Isa, falar de temas dolorosos com as crianças pode ser menos complicado se a conversa seguir pelo caminho lúdico. Essa foi a sua ideia quando recebeu a missão de escrever um livro que abordasse o câncer infantil. O convite veio do casal Chico Neves (Instituto Ronald MacDonald) e Sonia Neves (Casa Ronald MacDonald), organizações sem fins lucrativos, que há mais de 25 anos atuam para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil.

Chico e Sonia, que perderam um filho com leucemia, tinham o sonho de levar o tema para as salas de aulas. Isa logo aceitou a parceria e escreveu “Tulipa Glória e sua amiga vitória“, que foi lançado em 2022 como parte de um projeto maior, já que um percentual da renda com as vendas é destinado ao tratamento de pacientes com câncer.

A obra conta a história de amizade entre a sementinha Glória e a menina Vitória, que está em tratamento contra a leucemia. O título infantil trata de forma mais leve e lúdica a situação vivida pelos pacientes infantis que (con)vivem com essa doença.

Para conhecer melhor o Recomeço e Tulipa Glória e sua amiga Vitória, acesse o site collibooks.com.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *