Por meio da história de “Luke, o Macaco Atleta”, livro infantil alerta para obesidade de maneira lúdica
Trocar o salgado de queijo por um sanduíche no pão integral; substituir o suco de caixinha por melão cortadinho; comer legumes e verduras no lugar da batata frita… muitas crianças resistem a trocar comidas gordurosas por opções saudáveis. Mas abordar esse tema em sala de aula pode ajudar, e muito, a convencê-las de que todos só têm a ganhar ao optar por uma alimentação mais nutritiva. Mas como abordar esse tema em sala de aula? Nós vamos ajudá-lo com algumas ideias e a dica de um livro super bacana: “Luke, o Macaco Atleta”.
1. Origem dos alimentos
A aula pode ficar bastante divertida e interessante se o professor começar a falar sobre alimentação saudável mostrando a origem dos alimentos. A criançada vai adorar saber como acontece todo o processo de plantio, cultivo e colheita de frutas, legumes e verduras até que elas cheguem ao supermercado ou hortifrúti; descobrir a diferença dos alimentos orgânicos e convencionais; aprender que o leite é retirado da vaca e muitas outras curiosidades.
Nesta aula, você pode aproveitar para mostrar que devemos acrescentar em nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz soja e lentilha), leite e carne. E que os líquidos, principalmente a água, são indispensáveis para manter o corpo hidratado.
2. Monte uma horta
Pode ter certeza de que os alunos vão curtir muito construir uma horta na escola. Você pode envolvê-los em todo o processo, desde a escolha das sementes até a colheita. Depois, os alimentos podem ser usados no cardápio escolar e, as sobras, as crianças podem levar para suas casas. Se a escola não tiver um bom espaço externo, uma opção é montar a horta suspensa, com caixotes de madeira ou garrafas de PET recicladas.
3. Oficina de culinária
Organize oficinas de culinária na cozinha ou no refeitório da escola. Aproveite para mostrar o aroma, a diversidade das cores e a textura dos alimentos.
Ao ler a receita, calcular, medir e misturar os ingredientes, os alunos também tem contato interdisciplinar com: matemática, português e ciências.
Durante as aulas, os estudantes desenvolvem, ainda, as habilidades motoras. Sem contar que muitos se envolvem tanto que acabam despertando o interesse pela gastronomia.
4. Tarefa de casa
Para garantir que os conhecimentos adquiridos em sala de aula tenham continuidade em casa, proponha trabalhos que envolvam a família. Por exemplo, peça que criem uma receita saudável em casa e façam o registro com foto para compartilhar com os colegas. Na sala de aula, você pode montar um livro de receitas com todas as criações.
Outra ideia é anotar o diário de alimentação da família por um dia. Depois, na escola, vocês podem fazer uma roda de conversa para avaliar os maus hábitos, que podem ser evitados.
5. Piquenique saudável
Outra iniciativa é organizar um piquenique só com alimentos saudáveis e saborosos. As crianças vão se sentir desafiadas a cumprir as “regras do jogo”. Na aula anterior, vocês podem pesquisar receitas de guloseimas em versões saudáveis, como pão de queijo, biscoito de polvilho light, cupcakenutritivo e coxinha de brócolis (veja estas receitas no fim da matéria).
6. Literatura sobre o tema
Leva para a sala de aula livros que envolvam as crianças de maneira lúdica. A escritora Isa Colli está lançando “Luke, o Macaco Atleta”, que mostra a importância de se ter uma vida saudável. Foram os números alarmantes sobre obesidade infantil que motivaram a autora a escrever sobre esse tema.
Na história, Luke, sempre preocupado com a saúde, mantém hábitos de alimentação saudáveis e pratica atividades físicas diariamente. Curioso, certo dia resolveu conhecer uma floresta do outro lado das montanhas, onde uma lenda dizia que havia animais obesos.
O macaco descobriu que os humanos que frequentavam o local estavam contribuindo para manter aqueles bichos fora do peso. Para mudar essa realidade, ele decidiu convencer as pessoas e os animais a mudar de vida.
O Luke ensina à garotada que as comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar muitas doenças.
“O livro vem com um jogo, nas últimas páginas, que eu chamei de “Trilha dos hábitos saudáveis”, que pode ser usado em sala de aula. Na brincadeira, a criança pode avançar duas casas se tomou café da manhã naquele dia, por exemplo, ou voltar duas casas se tiver levado refrigerante para o lanche da escola”, conta Isa.
A ideia é estimular a alimentação balanceada e a prática de exercícios. “Após a leitura, a professora pode propor, por exemplo, brincadeiras para gastar energia como pular corda, amarelinha, futebol… e pedir que, em casa, eles usem menos jogos eletrônicos, TV e celular”, sugere Isa.
Obesidade infantil em números
Você pode conversar com as crianças sobre dados reais. A nutricionista da escola pode participar desse bate-papo! De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, 33% das crianças e dos adolescentes estão acima do peso. E a obesidade pode levar ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão arterial e altos níveis de colesterol, segundo especialistas.
No mundo, estudos apontam que o número de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos com sobrepeso chega a 124 milhões. Uma pesquisa do Imperial College London e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o número de crianças e adolescentes obesos aumentou 10 vezes nos últimos 40 anos.
Os números são bastante alarmantes para a gente ficar parado, não é mesmo? Vamos fazer a nossa parte?
Se você que lê essa matéria tiver interesse em adotar o livro “Luke, o Macaco Atleta” ou mostrar a proposta à diretora da sua escola, entre em contato com Anderson Evangelista pelos contatos: (41) 9680-5875 / anderson@collibooks.com
RECEITAS PARA PIQUENIQUE SAUDÁVEL
Pão de queijo
Ingredientes:
200 g. de queijo ralado faixa azul
1 1/2 xícara. de tapioca
300 g de creem cheese
Modo de preparo:
Misturar tudo e cobrir com plástico filme. Levar por 30 minutos na geladeira. Depois, untar a forma, fazer bolinhas e deixar no forno a 180° por aproximadamente 30 minutos.
Biscoito de polvilho light
Ingredientes:
500 g de polvilho azedo
1/2 copo (americano) de óleo
Sal a gosto
1 copo (americano) de água fervente
1 ovo
500 ml de leite desnatado
Modo de preparo:
1 Misture o polvilho com o óleo e sal a gosto e escalde com a água fervente, misturando bem.
2 Acrescente o ovo e, aos poucos, incorpore o leite, misturando até obter uma massa bem líquida e lisa.
3 Transfira para um saco de confeitar ou saco plástico (fure a ponta) e modele os biscoitos em assadeira.
4 Leve ao forno médio preaquecido (200 °C) por 15 a 20 minutos ou até dourarem levemente.
Cupcakenutritivo
Ingredientes:
250 g de aveia em flocos
150 g de granola 150g
2 colheres de sopa de canela
1 colher pequena de sal
1 colher de chá de fermento
200 ml de leite
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de óleo da sua preferência
2 bananas grandes e amassadas
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes secos, que são a aveia, a granola, o fermento, o sal e a canela.
Agora, colocar em um recipiente separado todos os ingredientes considerados molhados que são: o leite, o ovo, a essência de baunilha, o óleo da sua preferência e as bananas amassadas.
Juntar tudo para que tenha uma consistência final bem molinha.
Coloque nas forminhas próprias para cupcakee leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por mais ou menos 25 minutos. A consistência dele é um pouco mole por causa da banana. Na hora de servir, coloque frutas picadas por cima ou canela.
Coxinha de brócolis
Ingredientes:
Massa:
3 xícaras de água
3 envelopes de caldo sazón de legumes
4 xícaras de farinha de trigo
Farinha de rosca
Farinha de trigo
Ovos batidos
Recheio:
1 prato fundo grande de brócolis picados
1/2 copo de requeijão
1/2 lata de creme de leite sem soro
2 envelopes de caldo sazón de legumes
Modo de preparo:
Massa:
Leve ao fogo até ferver, a água, o caldo sazón de legumes.
Tirar do fogo e juntar a farinha toda de uma só vez. Mexa bem.
Volte ao fogo, mexendo sempre até soltar da panela. Deixe esfriar um pouco e mexa com as mãos.
Recheio:
Leve todos os ingredientes ao fogo. Mexa sempre até ferver. Tire do fogo e deixe esfriar.
Montagem:
Faça uma conchinha com a massa do tamanho que preferir. Com uma colher, arrume o recheio no centro da conchinha.
Faça movimentos circulares e ajeite o formato da coxinha.
Passe nos ovos batidos, na farinha de trigo e na farinha de rosca. Unte uma assadeira e asse no forno até ficarem douradas.
Fonte das receitas: Casa do Bolo e Cupcake, Gshow e Tudo Gostoso