Confira 6 dicas de livros para abordar o tema em sala de aula
O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro, tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação.
A data é celebrada desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizou o Encontro Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, antiga Iugoslávia. Ao final do evento, a “Carta de Belgrado” foi elaborada, sendo o primeiro marco para o desenvolvimento da educação ambiental.
O documento traz recomendações e orientações, ainda atuais, que destacam a relação entre os sistemas econômicos, políticos e sociais com o meio ambiente de forma a um proteger o outro.
Para a Colli Books, toda data relacionada à valorização do meio ambiente deve ser comemorada e disseminada pelos quatro cantos do planeta. A editora tem como um dos principais eixos o trabalho com a temática da sustentabilidade.
Veja os livros da autora Isa Colli que sugerimos para trabalhar em sala de aula ou ler em família:
“O Jardim da Amizade” – a fábula infantil desperta o interesse pela educação ambiental de maneira lúdica e divertida. O jardim da amizade fala de Jô, uma jovem minhoca, e Beatriz, uma lagarta que se transformou em uma borboleta colorida e cheia de charme. Em um desfecho surpreendente, que ocorre em Floriano, o jardim onde vivem, as amigas aprendem a importância de cada ser vivo para o equilíbrio da natureza.
”A Nuvem Floquinho” – mostra que a água é o combustível que movimenta o motor de todos os seres vivos e deve ser cuidada de modo consciente. Devemos seguir o exemplo de Floquinho que, diante dos desperdícios de água no planeta e da poluição das reservas naturais, adotou medidas essenciais para a sobrevivência da Terra.
“Rio Grinalda” – fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza.
“Árvore Dourada” – ensina a valorizar as coisas simples do dia a dia, como o contato com a natureza. O livro narra o despertar do menino Juca para as belezas da vida. E foi durante um passeio, onde avistou um pomar com diversidade de frutas, que o garoto embarcou em uma aventura imaginária e muito educativa.
“A Fazendinha” – mostra o aprendizado da menina Valentina e seus amigos num dia de passeio no campo. O título ensina à criançada a importância dos alimentos orgânicos e alerta para os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos.
“Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” – conta a história de duas abelhinhas que percebem uma área completamente devastada pelos humanos na floresta onde vivem. Preocupadas, partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria -espécie está ameaçada de extinção.