Parabéns a você, professor!

Conheça a origem da data 

“O educador se eterniza em cada ser que educa.” O pensamento, do filósofo e educador Paulo Freire, é perfeito para homenagear os professores nesta data tão marcante: 15 de outubro. A frase nunca irá perder a atualidade. Afinal, quem não leva para a vida lembranças dos professores especiais? 

Para a Colli Books, os mestres são referência. Eles são os grandes responsáveis pela adaptação das nossas histórias aos projetos pedagógicos nas escolas por esse Brasil afora. “Em cada escola que visito deixo um pouco da minha história e levo muito do amor, carinho, dedicação e das ideias dos educadores. Eles são pessoas incríveis e merecem ser homenageados nesta data e em todos os outros dias do ano”, afirma a escritora Isa Colli.

Você sabe a origem da data?

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola na Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: \”Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.

Neste dia, que tal declarar seu amor e carinho ao professor que marcou sua trajetória???? Conte pra gente uma história inesquecível com algum professor ou envie uma foto para divulgação@collibooks.com.br  , que iremos incluir na matéria.

\"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\" \"\"\"\"

\"\"

\"\"

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *