Uma entrevista recente da psicóloga mineira Ivana Fávero me chamou a atenção para um tema muito importante, em tempos de grandes prejuízos à sociedade provocados por pessoas com desvio de caráter e de conduta na vida pública, privada, e infelizmente, até nas igrejas.
Ivana dizia que o caráter é formado desde a gestação, que ele não é genético, mas é aprendido. A psicóloga enfatizou que o caráter é a gravação feita no ser humano à medida que vai se desenvolvendo, até os sete ou oito anos de idade. Então, como diz a Bíblia, “ensina a criança no caminho em que deve andar…”.
Isso aumenta muito a responsabilidade de pais e educadores. Se a criança é criada sem limites pelos pais, não aprende a lidar com frustrações.
Crianças que têm todos os caprichos satisfeitos não aprendem a respeitar nem a compartilhar. Além de sofrer, elas podem dar muito trabalho no futuro.
É por isso que os pequeninos precisam ser educados para entender que o mundo não gira ao redor deles. Importante impor limites na educação dos filhos.
Por isso a relevância de escolher boas escolas, com equipe multiprofissional que aperfeiçoe o que foi ensinado em casa. Sempre lembrando que pais ensinam, escolas educam. Nada de terceirizar funções ou inverter papéis, que isso não faz bem para ninguém.
Ivana ressalta que o caráter é forjado muito mais pelas mensagens não verbais, pelo comportamento e valores do meio em que a criança vive, do que pelo que é dito. Ela dizia na entrevista que cada ato da vida, por menor que seja, tem influência na formação no caráter de uma pessoa.
Então papais e mamães, é bom estarem atentos. Se os senhores dizem aos seus filhos para não mentirem, mas mentem o tempo todo, estão deixando exemplos que falarão mais alto do que as palavras.
É bom que as crianças passem por experiências, frustrações, coisas dolorosas, para que possam aprender a se superar, ser resilientes. Quando você tenta resolver todos os problemas dos seus filhos para poupá-los, está lhes fazendo um grande mal.
Eles precisam aprender o importante princípio socrático “conhece a ti mesmo”. E você só se conhece quando testa seus limites. E não poderão fazer isso se o caráter não tiver sido forjado desde sempre, para que possam fazer suas próprias escolhas.
O caráter fica gravado. Que os ensinamentos sejam tão sólidos que as crianças tenham toda a clareza do que é honesto e desonesto, certo ou errado. E que os pais estejam atentos, pois é a sua atenção e olhar cuidadoso que vai fazer toda a diferença no futuro da geração que vai construir o novo Brasil.
Se é uma grande responsabilidade, é também a esperança de que nem tudo está perdido. Basta fazermos a nossa parte.