O período pré-escolar é propício para as crianças aprenderem línguas por causa da adaptabilidade do cérebro e a facilidade para aquisição de novos conhecimentos. Além disso, elas conseguem distinguir e reproduzir sons com mais facilidade e falar uma língua sem sotaque.
Quando expostas frequentemente a dois idiomas desde o nascimento, normalmente elas irão fazer combinações de palavras misturando a língua até os dois anos, mas aos cinco já estarão fluentes nos dois, semelhante às crianças que falam apenas um idioma.
Estudos recentes mostram que a aprendizagem de dois ou mais idiomas não causa distúrbio de linguagem. O que acontece é que a criança pode construir melhores frases em uma língua e usar um vocabulário mais preciso e rico em outro.
Mas este é um fenômeno normal, observado também em adultos bilíngues. Um acontecimento natural sem nenhuma relevância.
Se a escola não incentiva o aprendizado de idiomas, então cabe à família oferecer recursos para a aprendizagem dos pequenos. Se você não tem recursos financeiros para pagar uma escola, pode recorrer ao Youtube.
Existem bons vídeos de alfabetização em vários idiomas. Basta escolher um bom conteúdo e iniciar a tarefa. As crianças aprendem sem sofrimento, de forma prazerosa, e estarão preparadas para ocuparem as melhores vagas no mercado de trabalho. Afinal ao educarmos as crianças estamos preparando os profissionais do futuro.
Educação, prioridade absoluta em qualquer tempo.