Abelhas são importantes para a vida

6 dicas para trabalhar atividades na escola e em casa

Quando vemos uma abelha zanzando pela nossa cozinha, tentando dar uma bicada na xícara de café, muitas vezes temos a reação de espantá-la e esquecemos a importância que esse bichinho tem para os humanos e para o meio ambiente. Isso mesmo: as abelhas são chamadas de animais polinizadores.  Ou seja, fazem o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra. Além disso, elas produzem um alimento saudável e saboroso: o mel.

E você sabia que as abelhas estão ameaçadas de extinção? Esse alerta está nos dois primeiros volumes dos livros da coleção sobre Vivene e Florine, duas abelhinhas simpáticas, empreendedoras e preocupadas com o meio ambiente. O primeiro, O Pirulito das Abelhas, chegou ao mercado editorial em 2016. Já “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, está sendo lançando agora pela editora Colli Books.

Na nova história, elas descobrem uma área completamente devastada pelos humanos na aldeia Moinho, onde vivem. Diante da ameaça, decidem partir para a Floresta Amazônica ao encontro de animais especializados em reflorestamento, para pedir ajuda para salvar o Moinho e a própria espécie.

“Estudos recentes mostram que 75% dos alimentos cultivados no mundo, como café, maçã e o cacau dependem da polinização animal e as abelhas são os principais polinizadores. Então, mostrar essa realidade de maneira lúdica ajuda a conscientizar a criançada”, afirma a autora Isa Colli.

Deu para perceber que o risco de extinção das abelhas é um problema que deve ser combatido por todos nós? Então, que tal levar algumas ideias para a sala de aula?

 

Atividades propostas:

 

  1. Explorando o tema

 

Planeje uma aula de introdução para conversar sobre a espécie, cultivo e importância dos polinizadores.

 

  1. Trabalho de grupo

 

Organize a turma em grupos e peça que façam trabalhos em cartolina sobre cada tema. O ideal é que os alunos levem de casa fotos, imagens e pequenos textos que possam ser usados. Cola colorida, glitter, tinta, canudo, macarrão, botões e lantejoulas são adereços interessantes para dar vida às produções.

 

  1. Plante uma muda e salve as abelhas

 

Uma das formas de reverter naturalmente o risco de extinção é promovendo o plantio de sementes ou mudas que atraem abelhas.

Elas podem ser plantadas no jardim ou cultivadas em vasos ou em caixas de terra.

Outra dica bacana é montar uma jardineira na sua janela com flores que elas gostam. Sugerimos algumas: lavanda, coentro, funcho, tomilho, açafrão, gerânio, papoula, girassol e jasmim (fonte: Ciclo Vivo)

 

  1. Peça doação de mudas

 

Algumas cidades têm horto municipal, onde é possível solicitar a doação de mudas. Informe-se se o seu município tem esse tipo de programa com escolas.

 

  1. Produtoras de mel e muito mais

 

Com o néctar e o pólen coletado nas flores, as abelhas operárias produzem o mel, cera, própolis e geleia real.

O mel, que é tão usada na nossa alimentação, é um tipo de açúcar com alto valor energético que serve de alimento para as abelhas. Dependendo da espécie de néctar coletado nas flores, o mel apresentará uma constituição diferente, assim, temos mel de flor de laranjeira, silvestre, etc.

Outro produto das abelhas é a cera. Ela é produzida com a mistura do pólen com néctar ou pólen e mel e utilizada na construção das células da colmeia. Tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso é utilizada na medicina natural pelo homem.

O própolis é produzido a partir da ação de enzimas das abelhas operárias com a modificação de ceras e também a partir de resinas das plantas. Sua função é de proteger a colmeia de micro-organismos como vírus, bactérias e também insetos invasores. Ele está presente geralmente na entrada da colmeia e tem uma função desinfetante. Quando as abelhas operárias passam pela entrada da colmeia são desinfetadas pela ação do própolis. Também usamos o própolis em nosso dia a dia. (fonte: Infoescola)

 

  1. Benefícios do mel na alimentação saudável

 

O mel é um alimento energético completo, de alto valor nutritivo e fonte de minerais e de aminoácidos que atuam na formação das proteínas necessárias à sobrevivência.

Na composição do mel constam: água, glicose, vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e E. Contém também substâncias importantes e indispensáveis ao organismo como: maltose, sacarose, açúcares superiores e enzimas. Substâncias que agem como antibióticos naturais, com diversas propriedades medicinais.

Os sais minerais contidos no mel, como cálcio, ferro, zinco e magnésio, sódio, potássio, fósforo e iodo são substâncias eletricamente ativas, propriedades essenciais para o funcionamento das células. Sem os sais, o funcionamento das glândulas estaria seriamente afetado. O cálcio e o fósforo são necessários para a formação dos ossos e dentes.

O mel em sua ação, ajuda a desintoxicar o organismo, favorece a digestão e  combate efeitos da gripe e resfriados.

 

Quer adotar os livros “Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas” e “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”? Estamos esperando seu contato: divulgacao@collibooks.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *