Janeiro Branco: um alerta para a ansiedade e a depressão

Você cuida da sua saúde mental? Se não cuida, deveria. E o mês de janeiro é ideal para pensar nessa questão. É que nesse período acontece a campanha Janeiro Branco, criada em 2014 com o objetivo de conscientizar sobre o assunto. Este ano, com o tema “A Vida pede Equilíbrio”, a proposta é incentivar a reflexão sobre como as pessoas têm vivido os seus dias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nosso país tem a população com “mais ansiedade do mundo”, com 18,6 milhões de pessoas com o transtorno. E mais: a Associação Brasileira de Psiquiatria revela que um quarto da população tem, teve ou terá depressão ao longo da vida. Além disso, estamos entre os cinco povos das Américas mais deprimidos. Triste, não é? E a pandemia da COVID-19 agravou essa situação. Ela gerou medos e incertezas, desencadeando uma crise na saúde mental.

Uma pesquisa da Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas mostrou que os índices de depressão no Brasil subiram de 9,6% antes da pandemia para 13,5% em 2022.

O psiquiatra Ricardo Nogueira, que é autor de dois livros e de um manual sobre prevenção ao suicídio, diz que “estamos saindo da pandemia de coronavírus e entrando numa pandemia de saúde mental”.

É importante informar que o mês de janeiro foi escolhido por simbolizar um período de renovação de esperanças e de novos projetos de vida. Para quem precisava de um estímulo, vale lembrar que cuidar da saúde mental é uma questão de autoconhecimento e só traz vantagens, como evitar doenças.

Não existe fórmula, mas existem caminhos que ajudam a cuidar da saúde mental, como atividades terapêuticas, culinária, jardinagem, meditação, desenho, artes… ou seja, ocupar a mente e buscar a felicidade.

Acontece que nem sempre essas atividades serão suficientes para evitar uma depressão, por exemplo. Em certos casos, é preciso procurar a ajuda de um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra. Os principais sinais de alerta são quando nos sentimos demasiadamente estressados, tristes, desanimados e com dificuldades nas relações interpessoais. Se você está nessa situação, aproveite o Janeiro Branco para colocar a saúde mental em dia!