Sobre incentivos e sonhos

Sobre incentivos e sonhos

nov 11 | Isa Colli

Num passeio recente em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo (Brasil) cidade onde morei por muitos anos, visitei a Casa de Cultura Roberto Carlos e a Casa dos Braga, onde nasceu o cronista Rubem Braga, o Sabiá da Crônica.

Quando morava em Cachoeiro a casa ainda era propriedade particular, e só mais tarde, num dos mandatos do prefeito Theodorico Ferraço, o espaço foi adquirido pela Prefeitura,  e transformado na Casa de Cultura Roberto Carlos.

A Rádio ZYL9 foi onde Roberto Carlos cantou pela primeira vez

 A Rádio ZYL9 foi onde Roberto Carlos cantou pela primeira vez

Digo isso para lembrar a importância de incentivar as crianças para se dedicarem a atividades artísticas, sejam elas quais forem. Sem censura. As brincadeiras impulsionam os pequenos a acreditarem e ousarem. E isso pode fazer toda diferença.

Se os pais tivessem impedido Roberto Carlos de cantar na ZYL9, a Rádio Cachoeiro, o mundo poderia ter sido privado do talento e sensibilidade daquele que é considerado o Rei da música brasileira, que tem fãs de todas as idades, no Brasil e em vários países do mundo.

Esse piano faz parte da história de Roberto Carlos

        Esse piano faz parte da história de Roberto Carlos

Rubem Braga brincava com seu cachorro Zig, teve liberdade para aprontar, como toda criança. E talentoso, nos brindou com suas belíssimas crônicas a vida toda. Muitos anos após sua morte ainda é considerado o melhor cronista brasileiro. Nosso “Sabiá da Crônica” tem cadeira cativa no cenário literário brasileiro.

Casa dos Braga, onde nasceu Rubem Braga

           Casa dos Braga, onde nasceu Rubem Braga

Eu, como escritora, e que tinha uma mãe que sempre lia ou inventava estórias infantis, vejo como de fundamental importância os pais incentivarem seus filhos nos talentos que perceberem, já que alguns se manifestam bem cedo. Seja cantar, escrever ou representar, merecem ser incentivados.

Que leiam ou presenteiem seus filhos com livros. Isso porque a literatura infantil é importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, segundo garantem os especialistas em Educação.

E eles dizem mais. Que o gosto da criança é despertado para a leitura a partir de dois fatores: o exemplo e a curiosidade. Então pais leitores assíduos têm mais chances de terem filhos que apreciam a prática da leitura.

Que as famílias priorizem a leitura e incentivem os filhos nesse vasto caminho que dá asas à imaginação. Que ler se torne um hábito prazeroso. O que é imposto e vira obrigação não se sustenta.

Quem sabe desses pequenos leitores não surjam escritores renomados ou artistas consagrados que começaram suas mais belas viagens nas páginas de um livro.

 

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.