Professores, patrimônio universal

Professores, patrimônio universal

nov 24 | Isa Colli

Do papa à rainha da Inglaterra, da pessoa mais simples ao mais rico e poderoso empresário, todos, já passaram pela sala de aula, e tiveram professores ou professoras que ensinaram as primeiras letras e orientaram na escolha profissional.

Se passamos bons anos de nossas vidas nas salas de aula, devemos muito a esses homens e mulheres que escolheram uma atividade tão essencial para a sociedade como profissão: ser professor. São eles que dominam com maestria a arte de ensinar, e encantam alunos de todas as idades em sala de aula.

Professores formam do engenheiro ao médico, do astronauta ao pesquisador, do cientista ao Prêmio Nobel de qualquer categoria. Se são importantes na formação de todos os cidadãos. Se são mediadores para que crianças descubram a liberdade e se tornem autônomas. Se são parceiros dos adultos na construção de conhecimento, ajudando alunos de todas as idades a refletirem, porque não investir nessa categoria que ajuda, através da Educação, a mudar as pessoas que vão transformar o mundo?

Mais do que nunca precisamos de professores bem preparados e capacitados, enfim, de educadores que sejam respeitados por sua escolha pela Educação de qualidade. Porque em qualquer lugar do mundo onde houver um professor, haverá a certeza de que estarão ajudando na formação de cidadãos sensíveis, que poderão ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

E o reconhecimento não deve ser apenas através de aplausos ou de palavras vazias, mas de ações que permitam ao professor se aperfeiçoar, ser valorizado, inclusive na questão salarial e de estrutura física, e avançar rumo ao sonho de ensinar a toda uma geração, em todos os cantos do planeta. Sem perder a motivação e o sorriso no rosto. Que a alegria faça parte do processo de ensino-aprendizagem.

Meu respeito e admiração a todos os professores.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.