Perca o medo e veja dicas de como fazer uma videoaula

Você pode gravar direto no seu celular

Assim como a forma como nos conectamos mudou com os avanços da tecnologia, a forma como se estuda também. Nesse momento tão delicado que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, uma das formas de combate é o isolamento social, que resultou na suspensão das aulas.
Com isso, muitas instituições adotaram o sistema de aula online, através de videoaulas. Assim, o calendário sofre menos mudanças e os professores continuam ensinando aos alunos.

As videoaulas são formas dinâmicas que permitem o contato do professor com o estudante, mesmo estando fisicamente longe.
Para facilitar a vida dos professores que possam estar com alguma dúvida ou dificuldade em como fazer uma videoaula, a Colli Books preparou algumas dicas.

Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira como você pode gravar uma aula com aquele aparelhinho proibido em sala: o celular.

1º – Limpe a lente da câmera delicadamente
Pode parecer bobo, mas pegue um pano e passe delicadamente na lente. Você pode se surpreender com a quantidade de sujeira ali presente.

2º – Grave na horizontal
Assim os estudantes verão o vídeo em tamanho real pela TV, celular, tablet ou computador.

3º – Cuidado com o áudio
Grave o vídeo em um lugar onde não haverá interrupções e barulhos externos. Assim, não haverá ruídos na hora do aluno escutar o material.

4º – Escolha como você quer gravar seu vídeo
Há diversas opções de como gravar o seu vídeo. Você pode estar sentado e apoiar o celular em algum objeto e, assim, capturar apenas o seu rosto e gestos.

Você pode estar sentado na frente de um computador onde mostrará slides, foto ou vídeo aos alunos. Não esqueça de apoiar o celular em algum lugar pra te facilitar ao gravar o vídeo.

Você também pode estar em pé na frente de uma louça onde escreverá algo.

Uma dica extra: não esqueça de verificar se a luz está boa, isso faz toda a diferença. Seja como for, é importante não esquecer de apoiar o celular de acordo com a maneira que for gravar, num lugar fixo, para que a imagem não fique tremida e também que você não precise ficar ajeitando o aparelho toda hora.

5º – Prepare-se para aula
Imagine que você está em uma sala de aula e que preparou o conteúdo que será abordado naquele dia. A diferença será que você não estará olhando para os alunos, mas para a câmera. Como é um vídeo e pode se tornar um pouco maçante depois de um tempo, seja objetivo.

6º – Edição
Calma, não é nenhum grande desafio e não precisa ser cheio de efeitos. Se você seguiu todas as dicas e se preparou, a edição se torna rápida e fácil.

Muitos aparelhos já oferecem o recurso de editar, então você só precisa ver as partes que não deseja no vídeo e cortar.

Caso queria algo mais elaborado, clique aqui para conhecer aplicativos de edição de vídeo.

7°- como enviar seu vídeo

Quando seu vídeo estiver pronto, há várias opções de como envia-ló aos alunos. Uma delas é pelo We Transfer 

Um link vai ser gerado e você pode mandar aos estudantes por um grupo do WhatsApp.

Outra opção é criar um canal no YouTube para divulgar e arquivar seus vídeos.

Você também pode enviar os vídeos pelo Instagram através do recurso IGTV.

Agora é só montar os seus vídeos! 😅

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *