Exemplo é a forma mais eficaz de ensino-aprendizagem.

Exemplo é a forma mais eficaz de ensino-aprendizagem.

jul 25 | Isa Colli

O exemplo é, desde que o mundo é mundo, a forma mais eficaz de ensino-aprendizagem

Bons exemplos, boas lições e cidadãos melhores. Maus exemplos, falta de empatia e indiferença em relação às dores do outro. E um mundo infinitamente pior.

É por isso que o versículo bíblico, que já citei em outros artigos, nunca foi tão atual: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6.

Então, a mudança que queremos no mundo deve começar em nós. Isso também é repetitivo, mas ainda há esperança, porque se formos boa referência para os nossos pequenos, eles farão diferença no mundo.

Se formos preconceituosos, ensinaremos nossas crianças a assimilarem ideias preconcebidas, discriminatórias e que promovem segregação e exclusão. De pequenos preconceitos a grandes estragos na sociedade, que comumente atinge em cheio as minorias: negros, mulheres, LGBT´s e pobres, geralmente das comunidades e periferias. Então devemos lidar com naturalidade com as diferenças.

Nada será tão eficaz quanto isso para produzir bons resultados na família, e consequentemente, na sociedade. Se não podemos mudar pensamentos de adultos que são incapazes de respeitar diferentes credos, culturas e raças, podemos ensinar nossas crianças que não somos superiores, mas que devemos viver fraternalmente. E não falo apenas de tolerância. Falo de respeito, aceitação, inclusão e convivência harmoniosa. E os benefícios são enormes, já que pela vida afora teremos que conviver com muitas diferenças e a nossa postura diante delas fará toda a diferença.

E sabem porquê? Porque só quem é capaz de trabalhar com a diversidade humana conseguirá seguir em frente, somando em qualquer lugar que estiver. E essa é a conta que vale, nesse caso. Somar esforços pelo bem comum.

Mas se há preconceito, sempre há tempo de mudar de atitude. E lembre-se que o que você faz (o exemplo) grita diante do que você faz. Então nunca diga uma coisa e faça outra.

São nas pequenas atitudes do dia a dia que as grandes mudanças que podem transformar o mundo num lugar melhor se efetivam.

Que tal começar agora?

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.