Dia da Amazônia: entenda a importância da região

Dia da Amazônia: entenda a importância da região

set 05 | Larissa Vilarinho

Você já deve ter ouvido diversas vezes que a Amazônia é importante e que devemos preserva-la, correto? Mas você sabe o porquê e o papel que ela tem para o mundo?

Vamos aos pontos: o Estado Amazonas é importante para a conservação do clima do planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar grande parte de carbono na atmosfera.

A região é riquíssima em biodiversidade, além disso, lá está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica.

Esse bioma possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela).

A Bacia Amazônica é rica em recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.

Além disso, a região amazônica possui uma enorme diversidade animal e vegetal. Muitas espécies de plantas e animais só são encontradas na região. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos na região.

Neste sábado, 05 de setembro, comemoramos o Dia da Amazônia. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

A escolha do dia é uma homenagem a criação da Província do Amazonas – o atual Estado do Amazonas – pelo Príncipe D. Pedro II em 05 de setembro de 1850.

Danos

O papel que a Floresta Amazônica desempenha para o Brasil e o mundo é de extrema importância, como vimos, mas infelizmente a área sofre constantemente com severos danos.

Como o desmatamento em decorrência do avanço das plantações de soja e da pecuária. A extração ilegal de madeira, a criação de grandes hidrelétricas e a mineração – causadores da destruição de grandes áreas da floresta.

De acordo com o Greenpeace, entre agosto de 2017 e julho de 2018, foram derrubadas cerca de um bilhão, cento e oitenta e cinco milhões de árvores.

Os danos na Amazônia afetam também o equilíbrio climático de todo o planeta, visto que altera as chuvas no Brasil e no restante da América Latina.

A devastação da região, que é um enorme reservatório de carbono, também pode causar a libertação desse elemento na atmosfera.

Preservação

Todos precisam trabalhar em prol desse bem que é a Floresta Amazônica. Precisamos dela para sobreviver.

Uma das formas fundamentais para deter a destruição da região é o uso sustentável dos recursos e o principal: o fim do desmatamento.

Áreas de conservação precisam ser criadas e deve haver o investimento em fiscalização das terras para impedir o descumprimento das leis.

A Colli Books sabe da importância da preservação das florestas e principalmente da Amazônia. No livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, da escritora Isa Colli, a história mostra as consequências do desmatamento na vida de todos os seres vivos – da natureza aos humanos.

Na obra, felizmente os animais se unem e conseguem reverter os danos causados na Floresta Amazônica.

Uma ação que deve servir de inspiração para os humanos. Precisamos nos unir e lutar para salvar a Amazônia, nós precisamos dela para sobreviver.

Fontes: Mundo Educação e Brasil Escola.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber novidades !

Português

Português

Português

Português

Português

English

Français


Português

English

Français

Português

English

Français

Português

English

Français