Contos infantis ajudam na formação da personalidade

Contos infantis ajudam na formação da personalidade

nov 16 | Isa Colli

É possível que existam pais  que ainda não entendam o papel dos contos de fadas no desenvolvimento de seus filhos, e por isso não valorizem a prática da contação de histórias na primeira infância.

Estudiosos dizem que os contos de fadas, as fábulas e as histórias infantis oferecem às crianças condições de compreender a realidade e influenciam na formação da personalidade.

Mais que isso, que seriam capazes de ajudar os pequenos a resolverem conflitos internos, desenvolvendo a imaginação e fortalecendo o estado emocional.

E outro fato que os especialistas destacam, e que para mim também é muito importante. O contato com os contos e fábulas infantis ajuda as crianças a serem mais sensíveis, esperançosas, otimistas e confiantes.

Também desperta a curiosidade, impulsionando as crianças a buscarem respostas e a descobrirem as possibilidades, a partir  das solução, ou da falta delas, apresentadas durante o desenrolar das historinhas.

Portanto, descobrirão que nem tudo são flores, o tempo todo, nas histórias infantis . E isso é muito proveitoso para crianças que começam a entender o mundo em que vivem, onde as coisas também não são fáceis. Afinal vivem numa sociedade que tem desigualdades, diferenças, desrespeito e desonestidade.

Apesar disso, são incentivadas a manterem valores e princípios. No meu livro O Pirulito das Abelhas, há incentivo ao trabalho em equipe, à organização, ao respeito ao meio ambiente e à parceria, para uma convivência pacífica e harmoniosa.

Mas também é abordada a questão da inveja, desonestidade e deslealdade, quando o macaco e o rato roubam a receita do pirulito, a inovação da confeitaria das abelhas Vivene e Florine.

Então os contos de fadas e as fábulas preparam as crianças para a falta de valores de algumas pessoas que terão que conviver ao longo da vida. E isso é importante para o amadurecimento gradual desses pequenos, que poderão influenciar positivamente o mundo que ajudarão a construir.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.