Conheça Isa Colli, autora nacional por Reniére Pimentel

Conheça Isa Colli, autora nacional por Reniére Pimentel

fev 25 | Anete Lacerda
img_6204-1

Primeiro piano usado por Roberto Carlos, o rei da música brasileira

Isa Colli é autora ítalo-brasileira que vive atualmente na Bélgica. A autora é formada em jornalismo, muito embora já tenha iniciado a escrever seus primeiros textos aos 12 anos, quando ganhou um diário da mãe. Após descobrir um câncer, a autora mudou os rumos de sua vida, dedicando-se integralmente à escrita e publicação das histórias que cria.


“Tive muita fé, mas também me refugiei na escrita, e ela também me salvou”
.

Atualmente, ainda licenciada, na maioria das vezes Isa grava suas histórias, já que sofre também de artrite reumatoide efibromialgia, o que a impede de escrever por muito tempo.

Um livro não é apenas um conjunto de páginas dentro de uma capa, nem se limita a parágrafos, frases e palavras. Um livro tem som, cheiro, cor e magia. Depois que descobri a paz que é viver no ambiente das letras, passo boa parte da minha vida dedicada ao enriquecimento da minha caligrafia diária sem me preocupar se isso é um passatempo ou um trabalho oficial. – Isa Colli

A autora, que já publicou um romance, enfatiza a sustentabilidade e chama atenção para os riscos de extinção de várias espécies através de seus seis livros infantis. A Fazendinha e O Pirulito das Abelhas são suas mais recentes publicações, pela Chiado Editora.
Conheçam:

A Fazendinha conta a história de Felícia, uma menininha muito esperta que ama as plantas e os animais. Em uma emocionante viagem à Fazenda do Senhor Zicão, quando essa garotinha curiosa e seus amiguinhos experimentam as maravilhas da vida no campo, diversão e aprendizado caminham juntos. Tudo é novidade para essas crianças da cidade grande. Para completar, ganham de presente uma verdadeira aula sobre alimentos “Bio” e passam a compreender a necessidade de se manter em harmonia com a natureza.

editora-chiado-lanca-a-fabula-de-isa-colli

O Pirulito das Abelhas é uma fábula que narra a vida de Vivene e Florine, duas abelhas que habitam Moinho, uma aldeia incrível, onde tudo é perfeito.  A autora estimula a imaginação para que, através de uma viagem ao mundo da fantasia, a criança entre em sintonia com os elementos naturais da vida.

Isa Colli acredita que este processo seja fundamental para o desenvolvimento da personalidade e do emocional pueril. Ela trata os contos e as histórias infantis como instrumentos de trabalho para o aprendizado cotidiano da garotada, enfatizando o respeito mútuo como fator agregador na sociedade.

Com ilustrações bem cuidadas, uma leitura suave, agradável e confortadora, as abelhas desta história nos ensinam a importância de viver em harmonia com a natureza, nos alertando para a relevância de se empregar na educação dos nossos filhos, os valores do trabalho e dos estudos, nobres ferramentas de cunho essencial para o crescimento pessoal e coletivo.

 

Confira alguns dos relançamentos da autora.

a lagoa grinalda
A Lagoa Grinalda

Os bichinhos da Lagoa Grinalda nos ensinam sobre preservação ambiental e reciclagem, temas fundamentais para a sobrevivência do planeta. Eles falam sobre como agir diante de situações de
depredação e falta de cuidado com o meio ambiente. Os bichos nos mostram que precisamos aprender a preservar as nossas reservas naturais e a transformar o nosso lixo em material bom para atender às necessidades básicas de todos.

A Fada Malena
Como a Cachoeira da Espuma, em Montes Belos, existem muitos outros santuários da fada Malena espalhados por todo o mundo. Nesta história, aprendemos a ter a justa consciência da necessidade de preservação de nosso lindo planeta. Certamente seremos muito felizes se seguirmos as orientações da fadinha e pudermos garantir que nossos filhos e seus sucessores possam viver em um mundo limpo, com seus recursos naturais preservados, com cachoeiras límpidas, florestas vivas, mares azuis e ar puro.

Os príncipes Primavera, Verão, Outono e Inverno
Nessa historinha, as crianças aprendem de forma lúdica sobre as quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno, que acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. No livro as crianças podem visitar o reino mágico de Sofia e conhecer sua família, que governa até hoje os 12 meses do ano no Planeta Terra.

5
As Aventuras da Nuvem Floquinho
A Nuvem Floquinho mostra como devemos estar muito atentos ao desperdício da água no planeta. Ela é o combustível que movimenta o motor de todos os seres vivos e deve ser cuidada com muito carinho. Devemos tomar consciência e seguir o exemplo da nuvenzinha que,  diante dos desperdícios e da poluição das fontes, lagos, rios e mares, tomou uma atitude de preservação e conscientização da importância da água. Ela é essencial à sobrevivência do planeta.
a árvore dourada
A Árvore Dourada

O livro é uma fábula que narra o despertar de um garotinho para um melhor entendimento do modo de vida de cada habitante de um lindo pomar. Aqui as crianças terão acesso a conhecimentos diversos sobre o funcionamento da natureza perfeita que nos cerca e embarcarão com Juca numa aventura imaginária e muito educativa. Durante um simples passeio, ele aprende sobre a  importância de cada ser vivente e se orgulha dos amigos que conheceu nesse cenário mágico e encantador.

O Recomeço

João Carlos comete um erro que faz com que ele pareça um idiota. O romance que tem com Maria Paula não enfrenta as armadilhas tradicionais, como nos folhetins. Eles são protagonistas de uma luta inglória contra um inimigo poderoso, implacável e invisível. O despertar da força de uma menina mimada da cidade grande e do jovem surfista na busca pela sobrevivência emociona do início ao fim.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu acho que é de extrema importância que o assunto da sustentabilidade do nosso planeta seja discutido e ensinado. O fato de os livros da Isa serem destinados ao público infantil me deixa ainda mais contente, porque não somente o tema será abordado, mas as crianças irão aprender sobre isso logo no início da construção de pensamento. Confesso que fiquei bastante empolgada com o trabalho da autora e mal posso esperar para conferir o trabalho dela lendo uma de suas histórias.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.