Bebês desenvolvem processo de leitura

Bebês desenvolvem processo de leitura

nov 11 | Isa Colli

 

Em seu texto Literatura para Bebês, Ana Araújo Silva diz que  bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento,  e que descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.

Ela afirma ainda que o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento.

Acredita também que quando o bebê se diverte batendo palmas, imitando os personagens, fantasiando e entrando e saindo da história, entre outras atitudes, está aumentando o conhecimento do mundo e aprendendo a gostar de literatura e a ler. Estará, em suma, aderindo ao mundo mágico dos textos.

É por isso que sou defensora ardorosa da prática da leitura para crianças desde que são ainda bebês. Como Ana Araújo Silva, também acho que caixas de brinquedos devem ter livros. E não apenas na escola. As famílias precisam oferecer aos seus pequenos acesso aos livros, a contação de estórias e muitas outras atividades lúdicas que gerem conhecimento e prazer.

Ainda fazendo uso das palavras da autora de Literatura para Bebês: …” ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e compreensão do mundo”.

Então vamos presentear nossos bebês com livros. Ler para eles. Deixar que sintam a textura e percebam o colorido de cada página. São pequenos detalhes e pequenos prazeres que farão toda a diferença. Eu acredito firmemente nisso.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail para receber
novidades e baixe meu E-book Grátis.