Ética se aprende em casa e se aperfeiçoa na escola

Não quer ver o país afundado em denúncias de corrupção? Então faça a sua parte e ensine valores éticos e princípios morais aos seus filhos, e cobrem da escola que eles sejam reforçados, já que só a ética como prioridade pode salvar o Brasil e a sua população do caos.

O psicólogo Yves de La Taille, especializado em desenvolvimento moral, diz que a moral e a ética continuam sendo fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças.

Ele é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e ressalta que a situação do mundo hoje é paradoxal, já que “de um lado, verificamos um avanço da democracia e do respeito aos direitos humanos, e de outro, nota-se relações interpessoais mais violentas, pautadas num individualismo primário, num hedonismo também primário, numa busca desesperada de emoções fortes, mesmo que provenham da desgraça alheia”.

Yves afirma que moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Já a Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de viver uma vida significativa, uma “boa vida”. Então psicologicamente elas se complementam, segundo o psicólogo.

Se ética e moral são complementares, é bom lembrar que crianças e adolescentes aprendem mais com bons exemplos do que com palavras. Então nada da velha máxima do “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”. Isso certamente vai surtir efeito contrário ao que o bom comportamento ético recomenda.

O comportamento ético, portanto, com todos os valores que ele agrega, vai evitar que o país seja destruído por casos de corrupção tão avassaladores como os que se tem notícia nos dias atuais.

Se os professores reforçarem na escola a importância da ética no trabalho, em casa, na escola e no relacionamento com os amigos, já terá sido dado um grande passo rumo a uma sociedade mais responsável e solidária, permeada por valores e princípios sólidos.

Princípios que repudiam o “jeitinho brasileiro”, que incentivam conquistas a partir da meritocracia e não de favores que prejudicam quem realmente estuda e trabalha.Parece bobagem, já que “todo mundo faz”, como se ouve muito por aí, mas alunos éticos não colam nas provas, não pegam trabalhos prontos na internet, não são adeptos do bullying.

Se seu filho foi ensinado em casa a tratar a todos com respeito e educação, cobre da escola para que esses valores sejam priorizados no dia a dia em sala de aula. Ele certamente será um cidadão ético e fará grande diferença no mundo.

Fonte: Luis Nassif On line

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *